Um "Ponto de Encontro" para partilha de experiências e conhecimentos sobre a temática da Qualidade. Falemos do tema, dos conceitos que lhe estão associados e de metodologias que facilitem a sua compreensão e implementação nas Organizações. Chegar a todos, esclarecer e aprender com eles, é o objectivo! .
sexta-feira, 7 de maio de 2010
Boa formação; bons colegas; bons momentos...
terça-feira, 20 de abril de 2010
ISO 9004:2009
Estou novamente convosco e, devo confessar, é tão agradável consultar a vossa página diáriamente, é como uma obrigação de pesquisa ,para notícias, opiniões, informações.. enfim tudo do melhor no mundo da qualidade.
segunda-feira, 19 de abril de 2010
Relatórios de Auditoria
Olá, eu sou a Oury, moçambicana, de 23 anos. Não sabia da existência deste site, e procurava algo relacionado com qualidade dos relatórios de auditoria em Moçambique, que é o mntar eu tema de defesa. Eu não sei se poderiam me ajudar a encontrar material para este tema. Por favor, toda pequena ajuda já é uma ajuda!
Melhores cumprimentos "
Olá Oury,
Sobre os relatórios de auditoria em Moçambique não sei dizer nada. Com muita pena minha nunca estive lá. Mas penso que não sejam muito diferentes.
Assim em termos gerais o que posso acrescentar é que os Relatórios de Auditoria devem seguir o definido para o efeito na Norma ISO 19011:2003.
Como sabe as Normas, por serem de reprodução proibida não posso disponibilizar.
Assim de uma forma muita resumida a referida Norma refere que um relatório de auditoria deve conter no mínimo:
- objectivo/s da auditoria
- âmbito
- identificação do cliente da auditoria
- data/s e local/is
- identificação da equipa auditora e dos seus papéis
- critérios da auditoria
- constatações (NC's, Oportunidades de Melhoris,...)
- conslusões da auditoria
podem(e normalmente incluem) ainda incluir outros elementos a título de exemplo:
- lista dos entrevistados
áreas não cobertas, embora previstas no plano
- opiniões divergentes, não resolvidas
- declaração de confidencialidade
- ...
Se está a desenvolver trabalho sobre esta temática o melhor mesmo é consultar a Norma. Em qualidade, nada é por acaso ou simplesmente porque sim.
Bom trabalho.
Quanto à
domingo, 18 de abril de 2010
Procedimentos Escritos
Desculpe se sou muito directa... :)
quarta-feira, 7 de abril de 2010
Responsabilidade da Gestão
Sou licenciada em Gestão da Qualidade e trabalho na área há --- anos o que já deu para fazer um balanço da situação e chego à conclusão de que, apesar de gostar do que faço, sinto que nós da qualidade não somos reconhecidos pelo nosso trabalho mas vistos como os "chatos da qualidade" . Mas continuo a lutar aqui dentro da empresa e a tentar motivar as pessoas com quem trabalho, e lá vou conseguindo aos poucos.
Sendo seguidora do seu blog vi que algumas pessoas lhe pedem ajuda e estando a precisar de esclarecer algumas questões, tomei a liberdade de lhe enviar este e-mail.
Surgiu a possibilidade de certificar uma empresa de granitos, betão e seus derivados, estando a empresa interessada em certificar a empresa segundo a 9001 mas apenas para o betão. Assim sendo tenho algumas dúvidas:
1. sendo o âmbito direccionado somente para o betão, ao definir por exemplo o organigrama e as funções de pessoal devo referir todas as pessoas que trabalham na empresa ou só as que estão afectas à parte do betão?
2. será que tenho que aplicar a NP EN 206?
3. será que posso excluir o ponto 7.3 visto que a empresa prepara o betão de acordo com as especificações dadas pelo cliente? E o 7.5.2. uma vez que a empresa não desenvolve qualquer processo que não possa ser verificado por consequente monitorização ou medição?
4. o gestor da qualidade tem que ser alguém com conhecimentos da norma certo? Assim como o representante da gestão? É que o consultor que estava a tratar do processo de certificação tinha delegado como gestor da qualidade a gerência, que não tem conhecimentos sobre norma.
Desde agradeço a atenção dispensada a este assunto e se puder responder mais uma vez agradeço.
Obrigada. É sempre bom saber que alguém lê e que o que lê é útil, mesmo sabendo que não actualizo o blog com a periodicidade desejável...
Não sabia que já existe uma licenciatura em Gestão da Qualidade. Só conhecia Pós-Graduações, Mestrados e afins. Gostei de saber.
Penso não saber resposta para tudo o que me pergunta. Mas responderei o que penso saber.
1. no que se refere à primeira questão, eu faria para a organização no seu todo, uma vez que no âmbito esclarece quais as actividades onde o sistema de Gestão da Qualidade se encontra implementado. Eu não sou nada apologista das implementações por partes, mas isso já é outra questão.
2. Não conheço a NP EN 206, mas se é uma Norma que se refere à actividade que pretende certificar,... sim tem que aplicar.
3. Mais uma vez só posso responder em função do que me diz(Eu nunca trabalhei esse tipo de actividades), mas se tudo o fazem é totalmente especificado pelo cliente e da sua responsabilidade, sim pode excluir o 7.3. O mesmo se passa em relação ao 7.5.2; se de facto conseguem medir / monitoizar todas as actividades antes que seja tarde demais... pois pode excluir. De qualquer forma recomendo que analise bem as duas questões, uma vez que as exclusões devem ser bem justificadas. É obviamente o auditor vai confirmar aquando da realização da auditoria
4. Gestor da Qualidade e Representante da Gestão... boa questão! A Norma não se refere em concreto às competências para as várias funções, só diz que devem estar determinadas e que se deve assegurar que elas existem. Quanto à função Gestor da Qualidade, não tenho nenhuma dúvida: SIM, deve ter conhecimentos da Norma. Aliás das temáticas da Qualidade em geral.
Mas se tiver bons conhecimentos da Norma, já é bom. Infelizmente todos sabemos que à Qualidade ainda não é dada a importância devida e por isso muitas vezes o Gestor da Qualidade não conhece o indispensável para o seu bom desempenho. Claro que depois faz o que ouviu dizer que é necessário e anda ao sabor do que lhe forem dizendo.
Quanto ao Representante da Gestão, a Norma não exige que tenha conhecimentos da área da qualidade. Exige que seja um membro da gestão da organização que, independentemente de outras responsabilidades, deve ter responsabilidade e autoridade para:a) assegurar que os processos necessários para o sistema de gestão da qualidade são estabelecidos, implementados e mantidos;b) reportar à gestão de topo o desempenho do sistema de gestão da qualidade e qualquer necessidade de melhoria; c) assegurar a promoção da consciencialização para com os requisitos do cliente em toda a organização*.
Eu pessoalmente acho que uma pessoa para assegurar tudo isto deve ter conhecimentos da área da Qualidade. Mais, acho que deve ser o Gestor da Qualidade. Mas a Norma não obriga que seja. Na prática uma boa parte das Organizações não quer atribuir ao Gestor da Qualidade a tal responsabilidade e autoridade. Acima de tudo não se quer atribuir a Autoridade.
Por muito que isto possa não parecer adequado a alguns gestores, eu não consigo entender porque é que na maioria das vezes, o Gestor da Qualidade nem sequer faz parte da Gestão da Organização (quero dizer da Direcção).
Muitas vezes os órgãos de Directivos (aos quais, também muitas vezes não pertence o Gestor da Qualidade!) tomam decisões que põem em causa a integridade do sistema. E às vezes até a sua continuidade.
O Gestor da Qualidade, não fazendo parte, quando sabe já não há nada a fazer.
* - Extracto da NP EN ISO 9001:2008
domingo, 21 de março de 2010
Que surpresa...
quinta-feira, 18 de março de 2010
É mesmo isso!
domingo, 7 de março de 2010
Como eu me identifico com este texto...
Mudar de Vida,... mais uma vez!
E é essa que eu quero Viver!
domingo, 21 de fevereiro de 2010
A Qualidade de algumas pessoas (enquanto pessoas), deixa muito a desejar...
O padre e o Taxista
Era uma vez uma aldeia onde viviam dois Homens que tinham o mesmo nome: Joaquim Gonçalves. Um era sacerdote e o outro, taxista.
Este prognóstico não me surpreende, uma vez que os Sistemas de Gestão da Qualidade são uma óptima ferramenta para melhorar o desempenho das Organizações.
Seja proactivo e ganhe com isso!
Defina e implemente o seu Sistema de Gestão da Qualidade ou melhore o existente.
- Diagnóstico Inicial (gratuito e sem compromisso),
- Definição(re) e Implementação de Sistemas de Gestão da Qualidade,
- Criação da Bolsa de Auditores da Qualidade Internos e sua Formação,
- Auditorias da Qualidade Internas.
Torne a sua Organização Única!
Aposte nas pessoas através da Qualidade
quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010
O outro lado de mim
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Aceitação EMM's
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Tenho umas questões relativamente aos EMM’s que ainda não consegui esclareci, por isso venho recorrer à sua ajuda.
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Encontrei um documento de uma empresa de Gestão e Engenhenharia da Prevenção que refere o seguinte: “Do ponto de vista da gestão pela norma NP EN ISO 9001:2008, mesmo depois de um EMM ter sido calibrado não significa que o mesmo esteja em condições de ser colocado em serviço novamente. Isto porque o relatório de calibração não dá informação quanto ao estado de aceitação ou rejeição do EMM. Apenas fornece dados de avaliação técnica como dimensão de folgas, valor de erros de medição, tendo em consideração níveis de rigor e incerteza, entre outros consoante o tipo de EMM em causa.” Esta permissa é verdadeira?
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Ainda outra questão, na verificação interna de EMM’s podemos definir um critério de aceitação que não leve em conta a incerteza das medições? Ou o critério de aceitação terá de ser igual para a calibração e verificação interna, sendo que na calibração considerámos o critério Erro + Incerteza<= Tolerância? Obrigada!"
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Quanto às suas dúvidas... penso que são mais certezas. :). A metrologia não é propriamente o meu forte, mas ainda assim, acho que posso dizer alguma coisa.
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Sim, é verdade o que leu no tal documento. Um EMM calibrado é um equipamento calibrado, não(ainda) um equipamento apto a ser usado
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Calibrar significa, em linguagem muito simples, comparar a medida do EMM em causa com o padrão.
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Depois disso é necessário fazer a aceitação do equipamento, ou seja verificar se os resultados dessa comparação(que se encontram no certificado de calibração) estão dentro dos critérios definidos para esse EMM.
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Quanto à segunda,... não lhe sei dar uma resposta exacta. O que lhe sei dizer é uso a formula que refere.
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Já há uns tempos atrás tinha pedido a um colega de profissão para escrever algo sobre isto. Consulte o artigo "Alguém ajudou".
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Mas uma consulta indispensável para este tema é a NP EN ISO 10012:2005 – Sistemas de gestão de medição, requisitos para processos de medição e equipamento de medição.
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Não deixe de a consultar.
quarta-feira, 27 de janeiro de 2010
Talvez não pareça... mas era uma acção de formação!
segunda-feira, 25 de janeiro de 2010
A Concepção...
Será possível excluir esse ponto? Com que justificação? Poderei dizer que os serviços já existem no mercado e que nós nos limitamos a conjugá-los e adaptá-los às necessidades dos clientes.
E se não, como tratar de questões de verificação, validação e controlo de alterações da concepção e desenvolvimento numa empresa que presta serviços?
segunda-feira, 28 de dezembro de 2009
Fornecedores sua selecção e Avaliação
Dois contactos, uma mesma ambição
Gostaria de dedicar a minha actividade profissional à QUALIDADE e gostaria de iniciar funções como consultora, uma vez que se encontra nesta área o que me pode dizer sobre o assunto? Tenho procurado enviar curriculos para diversas empresas do ramo mas sem sucesso. Seria uma aposta mais acertada tirar uma formação mais dedicada no tema antes de abordar o mercado? Que formação recomendaria?
Agradeço-lhe qualquer recomendação que me possa fazer bem como a sua disponibilidade ao meu contacto.
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Alguém ajudou,...
vou invadir este canto para tirar uma duvida;)Para verificar um paquimetro em que existem tres blocos de padrão calibrados.75 mm25 mm50 mm
em 1º lugar como se faz a ceitação dos certificados.
e 2º lugar par fazer a vereificação dos paquimetros:
1- Leitura do equipamento calibrado ( retirar do certificado)
2-Leitura do equipamento a verificar (3 vezes)
3-Calculo da media de leitura do equipamento a verificar
4-Incerteza de calibração (retirar do certificado)
5- Calculo do erroerro= Leitura do equipamento a verificar -leitura do equipamento padrão
6-verificarErro+incerteza da calibração « tolerancia.
estará correcto? agradeço a sua ajuda
Olá Caro anónimo(a)!!!,
Tal como prometido pedi ajuda a um amigo, bem mais conhecedor do assunto do que eu...
Aqui vai a ajuda que ele teve a amabilidade de nos dar. Obrigada Ricardo. Gosto muito de ti. Estás sempre aí... pronto para ajudar.
" O conteúdo do e mail de quem pede ajuda, está um pouco confuso, mas aqui vão umas notas genéricas:
1. Para a verificação interna de um EMM, necessita-se de um com calibração externa e certificado;
2. A aceitação do certificado é feito baseada na aplicação da formula metrológica E+I ≤ Tolerância è O Erro e a Incerteza vêm no certificado de calibração, a tolerância é definida internamente: Se tudo estiver dentro da fórmula, então o EMM é aceite como calibrado;
3. O EMM calibrado é o padrão base para a verificação interna, procurando qual o erro que o equipamento a verificar tem com o padrão (para isso fazem-se pelo menos 3 medições com o padrão e iguais medições com o equipamento a verificar e encontramos aqui o erro);
4. Aplicamos então a mesma fórmula metrológica: E+I ≤ Tolerância, sendo o erro o determinado em 3, a incerteza a definida no certificado do padrão e a tolerância a determinada internamente;
5. A aceitação desta verificação, será como definido em 2;
6. Devem ser mantidos os registos destes dados da verificação, substituindo os mesmos o certificado.
Espero que ajudo.
Qualquer dúvida, contacta-me.
Autor: Ricardo Rodrigues - Consultor, Auditor, Formador
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Hipnozz: O arquipélago das decisões
Hipnozz: O arquipélago das decisões
obrigada Mário Rui por escrever este tipo de textos.
Acima de qualquer coisa,... Acreditar
http://docs.google.com/present/edit?id=0ATeyDUL3yqhVZHBrYzR2NF80NmZmanhxM2Rt&hl=en
Manual da Qualidade?...
hum... Manual de sistemas?Não me parece que esteja a falar do Manual do Sistema de Gestão da Qualidade... pelo menos é a interpretação que faço do seu texto.
Um Manual da Qualidade não tem campos para preencher, pelo menos como eu o entendo.
Tenho dificuldade em saber o que responder-lhe...
O que deve(obrigatoriamente) conter um Manual da Qualidade está previsto em 4.2.2 - Manual da Qualidade da ISO 9001:2008 e já foi referido num outro artigo:
- campo de aplicação e justificações das exclusões(se e quando existirem)
- procedimentos documentados ou referência aos mesmos
- descrição da interacção dos processos
Para além disto o Manual deve conter aquilo que a Organização considerar adequado. Por isso para além da susgestão que já dei, é dificil propor...
Não sei mesmo se é isto que pretende saber...
Relatório de Auditoria da Qualidade
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No que se refere a este podemos referir o seguinte:
- O coordenador(da Equipa Auditora) é responsável pela preparação e conteúdo do relatório;
- O relatório deve ser um registo completo, exacto, conciso e claro.
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O relatório deve incluir ou fazer referência a :
- Objectivos e âmbito da auditoria;
- Unidades organizacionais ou funcionais, ou processos, auditados;
- Identificação do cliente;
- Identificação dos membros da equipa auditora;
- Datas e locais da auditoria;
- Critérios da auditoria;
- Constatações e Conclusões.
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Pode ainda incluir ou referir:
- Lista dos representantes do auditado
- Resumo do processo de auditoria;
- Confirmação de que os objectivos foram cumpridos, de acordo com o âmbito e plano;
- Áreas não cobertas;
- Divergências de opiniões (entre auditados e auditores) não resolvidas;
- Recomendações para melhoria, se previsto nos objectivos;
- Acordo sobre seguimento, se este for necessário;
- Confidencialidade do conteúdo;
- Lista de distribuição do relatório.
O relatório deve ser emitido na data prevista; caso contrário deve ser dada justificação ao cliente e apontada nova data.
Relatório deve ser sempre datado e aprovado e distribuído aos destinatários definidos pelo cliente.
O relatório é propriedade do cliente e deve ser mantida confidencialidade pela equipa auditora e destinatários.
Além destas orientações, a vossa organização pode definir o modelo de relatório que pretende que os Auditores Internos(estou a partir do principio que se trata de auditorias internas) realizem.
Todas as regras relativas a auditorias da qualidade internas devem estar definidas num procedimento documentado(escrito).
sábado, 26 de setembro de 2009
Festejos diferentes
Quem sabe em breve nos encontramos para festejar a obtenção da Certificação.. :)
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PARABÉNS à Freguesia de Pinhal Novo
Decisões...
Bom dia, MARIA DE LURDES ANTUNES
Bem vou me apresentar, me chamo Fabricio de souza avila tenho 36 anos, sou farmaceutico e pós graduando em MBA em gestão industrial farmaceutica, trabalho a 7 anos em industria de medicamentos onde assumi quando me formei e já trabalhei em 3 empresas de diferentes tecnologias de produção. Sai de uma para assumir um cargo superior em outra com outro desafio. Hoje com varios cursos na area todos no brasil. Sinto que o mercado possui uma falta muito grande de profissionais com conhecimento técnico especifico, em meu curso de pós comentei com um professor com vasta esperiência, de minha frustação referente a minha atividade e minha remuneração no mercado do Rio Grande do Sul, ele foi claro "porque não procuras um voo solo" eu se soubesse antes já teria o feito a muitos anos hoje é só o que faço e não me arrependo. Claro, sinto falta de conhecimento mas nada que não posso ser adquirido como um curso de AUDITOR LIDER ISO 9000/08 para trabalhar com qualidade ou outro que seja adequado, mas sem esquecer que esse tipo de prestação de serviço não cai no colo não basta fazer o curso estudar varios assuntoa e achar que vai ser tudo fácil. Gotaria que a senhora me ofertasse com sua opinião a respeito de minhas poucas palavras afim de que eu possa de alguma forma fazer uma analise e tomar a melhor decisão possível.
Agradeço a atenção dedicada a mim,e fiquei satisfeito ao procurar na internet mais informações no assunto e lhe encontrar para trocarmos experiencias, fico a disposição para quaisquer coisa que possa ser util.
Atenciosamente;
- Tenho vivido dias fantásticos. Fazer aquilo que realmente gosto, deixa-me muito feliz. Dá vontade de acordar a cada dia, se é que me faço entender...
- Só consigo fazer este trabalho porque porque estive numa organização muitos anos. Se soubesse só teoria,... isto não ia ser fácil...
- Horários e férias, não podem ser planeados. Temos que aprender a usufruir do tempo, quando é possível;
- Não menos importante são as dúvidas :)... Sim não se ria! Uma das certezas que tenho é que todos os dias tenho dúvidas. Acima de tudo dúvidas sobre o futuro. O facto de até à data ter tido muito trabalho não quer dizer que tenha sempre. É um bom presságio mas não é uma certeza;
- e pior ainda,... ter muito trabalho, não significa obrigatoriamente dinheiro. diz-se na minha terra que "pagar e morrer é a ultima coisa a fazer"... Felizmente não são muitas mas algumas organizações seguem este principio..
MAs se tiver que responder à pergunta: voltaria a tomar a mesma decisão sabendo o que sabe hoje?
- Sim tomaria. O risco foi de facto grande e continua a existir. Mas ainda assim repetiria!
Estou feliz com o que faço. Sinto-me realizada, normalmente sou eu que decido como fazer as coisas e de vez em quando ainda tenho algum tempo para mim.
Mais do que isto,... não lhe sei dizer. Espero que o "meu caso" o ajude a decidir
Felicidades e até sempre.