segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Manual da Qualidade?...

Oi, tudo bem ?Li seu blog, buscando informações sobre como construir um manual.No caso de manual de sistemas, como é a melhor forma de elaborar a orientação do preenchimento de campos ?Ex1 - Narrativo: Na tela tal...preencher o campo Nome com o nome do funcionário. Em Forma de Pagamento, preencher o modo que o serviço será pago - se cheque, dinheiro ou cartão de crédito. Em CPF, preencher o número do CPF do cliente...Ex2 - Descritivo(como se fosse uma ficha de emprego): Nome: Preencher com o nome do funcionário.Forma de Pagamento: Preencher o modo que o serviço será pago - se cheque, dinheiro ou cartão de crédito.CPF: Preencher o número do CPF do cliente. Grato pelas dicas e no aguardo de orientações.

hum... Manual de sistemas?Não me parece que esteja a falar do Manual do Sistema de Gestão da Qualidade... pelo menos é a interpretação que faço do seu texto.

Um Manual da Qualidade não tem campos para preencher, pelo menos como eu o entendo.

Tenho dificuldade em saber o que responder-lhe...

O que deve(obrigatoriamente) conter um Manual da Qualidade está previsto em 4.2.2 - Manual da Qualidade da ISO 9001:2008 e já foi referido num outro artigo:
- campo de aplicação e justificações das exclusões(se e quando existirem)
- procedimentos documentados ou referência aos mesmos
- descrição da interacção dos processos

Para além disto o Manual deve conter aquilo que a Organização considerar adequado. Por isso para além da susgestão que já dei, é dificil propor...

Não sei mesmo se é isto que pretende saber...

Sem comentários:

Enviar um comentário