domingo, 8 de fevereiro de 2009

Avaliação da Eficácia da Formação

Uma leitora teve a amabilidade de me enviar uma questão sobre avaliação da eficácia da formação. Vou transcrever aquilo que me parece essencial para o entendimento da questão.


"... Após todo este desabafo, que me introduz, de certo modo, junto de si, dando-lhe a conhecer apenas o perfil de alguém que trabalha há 7 anos no domínio da Qualidade e se encontra, há muito, desmotivada, quero agora apenas pedir-lhe uma pequena (ou grande?) ajuda, que vou passar a tentar explicar: trata-se da Avaliação da Eficácia da Formação, não somente por parte dos colaboradores (formandos) mas também aquela que deve ser feita pelas chefias desses colaboradores. Ou seja, a determinação da verdadeira utilidade da formação vista pelas chefias. Na empresa onde trabalho, determinámos que 6 meses após a conclusão da acção de formação, enviaríamos às chefias um formulário para que nos transmitissem a sua opinião relativamente à eficácia da formação frequentada pelo seu colaborador. No entanto, não definindo quaisquer critérios, vemo-nos obrigados a enviar para todas as acções de formação. Há algum tempo atrás, um dos auditores externos falou-nos que não necessitaríamos de enviar para todas as acções de formação, mas apenas para as acções de formação qualificantes. E não aproveitámos para esclarecer esta questão. Um outro auditor externo voltou a tocar o assunto e referiu que essas “acções de formação qualificantes” estariam definidas pelo IEFP e pareceu-me que ele terá dito que teriam que ter uma carga horária mínima de 14 ou 15 horas para que fossem consideradas como tal... Enfim. Eu já perdi bastante tempo a tentar esclarecer este assunto e não fui capaz. E a Maria de Lurdes pareceu-me ser a pessoa ideal para me ajudar neste assunto, para já, e, quem sabe, em outros, daqui em diante, pois o seu “blog” apresenta-se, para mim, neste momento, como “uma luzinha ao fundo do túnel”. Até com o seu modo de sentir eu senti afinidade. Até com a sua opinião relativamente a uma dada sessão sobre a ISO 9001:2008 em que também estive presente no passado dia 14 de Outubro de 2008.

Antecipadamente grata pelo tempo que eventualmente lhe possa vir a tomar com este meu pedido,



Olá cara leitora,

Obrigada por todas as suas palavras, as que aqui estão e as que não coloquei por entender correcto não a expor...


Acredite, que também me identifiquei totalmente com as suas palavras. Em determinada medida revivi várias passagens..


E sobre isso,... nada a acrescentar. Quem trabalha nesta área sabe que necessita ter uma grande capacidade de auto-motivação, persistência, capacidade de influenciar e motivar todos os outros para a importância do tema,... faz parte dos requisitos para a função. Se quisermos em linguagem normativa, das competências necessárias.


Claro que todos sabemos que existem dias,... que preferíamos não ter saído da cama... mas são esses que nos fazem crescer.


Considerações à parte, vamos à questão:

Estamos como se sabe a falar da cláusula 6.2 - Recursos Humanos e mais concretamente a alínea c) - avaliar a eficácia das acções empreendidas.


Como se pode ver, a norma não refere como deve ser realizada esta avaliação da eficácia, nem refere que a avaliação deve ser realizada para todas as acções nem que deve ser realizada para todas as acções da mesma forma. Cada Organização deve encontrar a melhor forma para a sua realidade.


Poderão existir acções que somente são avaliadas do ponto de vista da realização da acção. Correu bem? Os formandos gostaram? Manifestaram interesse? Participaram? Estou neste caso a falar das avaliações realizadas no final da própria acção quer a dos formandos em relação ao formador quer as do formador em relação aos formandos.


No entanto esta não é aceitável que a organização realize somente esta avaliação para todas as acções.

As acções tem níveis de importância diferentes, quer pelo tema, quer pela duração, quer pelas competências a adquirir. É expectável que para as acções com níveis de importância superior seja realizada a avaliação da sua eficácia.


Assim sendo, é boa prática que a organização, aquando do planeamento das acções de formação ou outras que vai desenvolver (com vista ao desenvolvimento das competências dos colaboradores), defina para as quais vai realizar a avaliação da eficácia da formação.


Poderá, incluir no Plano de Formação/outras acções, uma coluna onde assinala quais prevê/pretende que venham ser objecto de avaliação da eficácia ou definir que todas as acções com duração superior a X horas, ou sobre o tema Y, ou sobre o tema Y mas com mais de X horas são sujeitas a avaliação.


Também é boa prática que esteja à partida definido, o período que medeia entre a realização da acção e a data da avaliação da eficácia.


Quem define o que avalia e em que condições são as organizações. Mas de facto devem definir.


Um curso de Inglês poderá ter uma importância altíssima (e por isso estar sujeito a avaliação da eficácia) se os formandos forem por exemplo guias turísticos e se o negócio da sua organização for o turismo e ter uma importância pequena (e por isso não estar sujeito a avaliação da eficácia) se os formandos forem administrativos e só pontualmente usarem inglês.


Claro que o mais comum é que só realize as acções mais relevantes, mas por vezes, felizmente, ultrapassa-se o patamar mínimo.


A avaliação da eficácia é mais fácil e objectiva se estiverem definidos os objectivos da mesma. Só assim podermos avaliar, após o período definido, se os mesmos foram alcançados.

Vou anexar um exemplo de um modelo.

17 comentários:

  1. Bom dia
    Chamo-me Cecilia e, tal como a leitora acima comenta, eu também tenho muitas dificuldades em avaliar a eficácia da formação na empresa onde trabalho. Gostaría se possível que me enviasse para o meu email (cdinis@sram.com) o exemplo que fala acima mas que eu não consigo localizar.
    Grata pela atenção, os meus cumprimentos
    Cecilia Dinis
    Responsável RH

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa tarde. Concordo plenamente em todo o conteúdo. Posso dizer que estou a trabalhar na área da formação e como estou na área da construção a empresa dá muita formação em várias áreas. Estou com dificuldade em fazer a avaliação da eficácia e como vi este blog gostaria de saber se me poderiam ajudar, até mesmo arranjar algum tipo de modelo. O meu email é nunoapsousa@gmail.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Olá Boa Noite!
    Estou neste momento às voltas com a escolha de um modelo de avaliação de eficácia da formação.
    Será que pode partilhar o modelo enviado à leitora de 8 de Fevereiro de 2009? Agradecia-lhe imenso.
    O meu e-mail é amarelo.123@hotmail.com

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    A questão da avaliação da eficácia da formação é uma questão cujo método ainda não consegui afinar. Será que pode também partilhar comigo o modelo de avaliação que partilhou com a leitora de 8 de Fevereiro de 2009.
    Agradeço desde já a sua amabilidade.
    O meu email é aldo.pedrosa@gmail.com~

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Bom dia,

    Trabalho na área de formação de uma empresa certificada. Actualmente estou a rever o modelo de avaliação da eficácia que utilizamos, na tentativa de o simplificar sem muito prejuízo na informação recebida e precisava de ideias "frescas". Se alguém tiver modelos de avaliação para partilhar eu agradeço. O meu mail é sandra.oveloso@gmail.com

    Quem precisar de algum documento relacionado com a formação também pode contar comigo!!!

    Obrigada e bom trabalho,
    Sandra Veloso

    ResponderEliminar
  6. Sou responsável da qualidade da empresa onde trabalho e gostava de alterar a forma como faço a avaliação da eficácia de formação. Será que pode partilhar comigo o modelo enviado à leitora de 8 de Fevereiro de 2009? Agradeço-lhe imenso.
    O meu mail é celiainacio@iol.pt

    ResponderEliminar
  7. Esta é, até hoje, a melhor orientação que tive em relação à avaliação da eficácia da formação.
    Obrigada por partilhar o seu conhecimento com os intenautas.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, gostei imenso da sua analise da eficacia da avaliação da formação. Sou responsavel de rh de uma empresa e agradeço a sua partilha. Será que me pode enviar o anexo que refere. O meu mail é: anamar.zen@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Bom dia

    Também gostaria que me mandasse o modelo que anteriormente menciona, o meu email é: caty_crv@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, gostaria de pedir um exemplo do modelo que refere.(email: mjvilela62@gmail.com)
    Obrigada
    Maria João

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Tenho estado empenhada num processo de certificação de Qualidade, e tenho andado à procura de um modelo de avaliação da eficácia da formação, o que não tem sido fácil.

    Será possível facultar-me uma cópia do modelo que refere, para o email: dinasantoscoelho@gmail.com

    Grata pela atenção,

    Dina Santos

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de lhe pedir o modelo que generosamente oferece.
    Muito obrigado.
    fmcfgomes@gmail.com

    Fernando Gomes

    ResponderEliminar
  13. Olá Bom dia,

    Trabalho na área da Qualidade de uma Escola Particular em Lisboa com certificação de qualidade. Actualmente estou a rever o modelo de avaliação da eficácia que utilizamos, na tentativa de o simplificar. Se alguém tiver modelos de avaliação ou outros documenhtos que me possa enviar para partilhar eu agradeço. O meu mail é maximino.gomes@salesianos.pt

    Obrigada e bom trabalho,

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, gostaria de lhe pedir um exemplo do modelo que refere.(email: idepa@idepa.pt)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Muito Boa tarde,
    sou o responsavel da Qualidade numa empresa de construção, e estou com algumas duvidas para a elaboração da acta da Revisão pela Gestão, será que me poderia fornecer um exemplo?
    Grato pela atenção

    o meu email salvadorpraca@iol.pt

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde,

    A avalição da eficácia é de facto um tema complexo, de que forma a definiçãode critérios é compativel com a norma OHSAS 18001? Esta norma estabelece que a formação relacionada com Higiene e Segurança devem ser avaliada. Se definirmos critérios como a carga horária e deixarmos algumas formações sobre esta matéria de fora estamos em incumprimento da norma?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  17. Olá, bom dia.
    Comecei agora a trabalhar com a implementação do SGQ na formação e venho agradecer-lhe a sua partilha, pedindo-lhe se assim o puder fazer, também a partilha do modelo que refere para avaliar a eficácia da formação.
    Muito obrigada. Anabela Vasconcelos

    ResponderEliminar