É uma das cláusulas mais importantes para
a organização.
Ainda assim, antes de avançar para as
explicações, penso seja importante manifestar a minha opinião sobre o assunto.
E friso; a minha opinião.
Embora a Cláusula da NP EN ISO 9001:2015,
tenha como título "Objetivos da Qualidade e planeamento para
atingi-los", diz-me a experiência que se obtém bons resultados quando se
definem os objetivos da Organização e neles incluem todos os objetivos que a
organização planeia atingir, incluindo os da qualidade.
É bom que sejam definidos, planeados e
monitorizados no mesmo momento e pelas mesmas pessoas, para que não passe a
mensagem que existem os objetivos da organização, seguidos muito de perto pelos
gestores aos vários níveis, e os da qualidade, seguidos, em alguns casos,
pelo/a responsável da qualidade que nem sempre pertence à gestão.
Aliás a própria ISO 9001, refere na sua
cláusula 5.1.1:
A gestão de topo deve
demonstrar liderança e compromisso em relação ao sistema de gestão da qualidade
ao:
b) assegurar que a política da qualidade e os objetivos da qualidade são
estabelecidos para o sistema de gestão da qualidade e são compatíveis com
o contexto e com a orientação estratégica da organização;
c) assegurar a integração dos requisitos do sistema de gestão da qualidade nos
processos de negócio da organização;
...
Dada que está a opinião, vamos agora à
análise da ISO 9001, no que se refere a objetivos.
Se consultarmos a ISO 9000, poderemos
encontrar bastantes referências a objetivos, mas gostaria se salientar a
seguinte;
2.3.2.1
os líderes estabelecem a todos os níveis, unidade no propósito e na orientação
e criam as condições para que as pessoas se comprometam no atingir dos
objetivos da organização.
Sejam eles quais forem.
Se na mesma norma procurarmos a
definição encontramos;
3.7.1 Objetivo
Resultado a atingir.
e nas notas acrescenta;
Nota 1 - Um objetivo pode ser estratégico, tático ou operacional,
Nota 2 - Os objetivos podem referir-se a diferentes disciplinas (como objetivos
financeiros, de saúde e segurança e ambientais) e podem ser aplicados a diferentes
níveis (como estratégico, a nível da organização, de projeto, de produto e de processo),
Nota 3 - Um objetivo pode ser expresso de outras formas, como p. ex. como um
resultado pretendido, uma finalidade de um critério operacional, como um objetivo da qualidade ou através da utilização de outras
palavras com significado semelhante (p.ex. intenção, meta
ou alvo)
5.2.1 Estabelecer a política da qualidade
A gestão de topo deve estabelecer, implementar e manter uma política da
qualidade que:
a) seja adequada ao propósito e ao contexto da
organização e suporte a sua orientação estratégica;
b) proporcione um enquadramento para a definição dos objetivos da
qualidade;
e depois na cláusula dos objetivos diz;
6.2.1
A organização deve estabelecer objetivos da qualidade para funções, níveis e
processos relevantes necessários para o sistema de gestão da qualidade.
Os objetivos da qualidade devem:
a) ser consistentes com a política da qualidade;
Primeira ideia a reter; a definição dos
objetivos pressupõe que já tenha sido determinado o contexto e definidas a
visão, missão, valores e políticas (entre as quais política da qualidade). A
existência e a sintonia.
Cada um destes elementos tem uma
finalidade diferente. De uma forma muito simples;
- A determinação do contexto faz um diagnóstico da realidade da
organização e do seu meio envolvente,
- a visão define a forma como a organização pretende ser reconhecida,
- a missão define o que a organização pretende fazer,
- as políticas definem linhas orientadoras para determinado tema e
- os objetivos criam condições para concretizar as anteriores ao
planearem todas as condições necessárias.
Aproveitamos agora para detalhar melhor os
últimos.
Já sabemos o que é um objetivo. Mas o
título da cláusula é; Objetivos da Qualidade e planeamento para atingi-los.
Para a ISO 9000 são objetivos relativos à
qualidade. Sendo que em linguagem simples; a qualidade é a capacidade que a
organização tem (ou não) de produzir produtos ou serviços que possam satisfazer
as necessidades dos clientes (expressas e implícitas) e a legislação aplicável
a esse produto ou serviço.
Objetivos da qualidade são todos aqueles
que, mantendo a consistência com a política da qualidade, possam promover essa
capacidade.
A sua definição deve conter elementos
mínimos que estão indicados em 6.2.2.
6.2.2 Ao planear como atingir os seus
objetivos da qualidade, a organização deve determinar:
a) o que será realizado;
b) que recursos serão necessários;
c) quem será responsável;
d) quando será concluído;
e) como serão avaliados os resultados.
Dito de outra forma, para além de definir
o que se pretender atingir (objetivo), devem ser definidas as ações que vão ser
desenvolvidas para atingir esse objetivo. Definir e planear ou seja; definir as
ações, os responsáveis pela sua concretização, os prazos para os recursos
necessários e a periodicidade e forma de monitorização.
Como boas práticas e a jeito de resumo, os
objetivos devem;
- Ser mensuráveis;Não utilizar as palavras melhorar, aumentar, reduzir ou outras idênticas sozinhas. É necessário definir; o que vai medir em relação a cada objetivo ou seja; o indicador e que valor se planeia atingir ou seja; a meta. Senão nunca saberá se atingiu ou não aquilo a que se propôs…
- Ser ambiciososPor vezes algumas pessoas referem-me: escolhi este porque já sei que se faz. Seja mais ambicioso que isto! Mas… realista também. Ninguém luta por metas que considera impossíveis.
- Ser definidos para processos, atividades, ou áreas especificas;É mais fácil atribuir responsáveis, definir atividades, fazer seguimento, etc.
- Ser relevantesDirija os objetivos para os assuntos mais relevantes, ou seja, para fatores críticos de sucesso, aqueles que podem fazer a diferença no seu negócio
- Ter um tempo definidoAtribua a cada objetivo um calendário quer para a execução quer para a análise/monitorização. Senão acontece como a penitência do João Pecador. Para os que não conhecem: Uma vez um homem foi-se confessar e o padre disse-lhe: de penitência amanhã vais guardar jejum. No dia seguinte o homem levantou-se e disse: Amanhã jejua João Pecador, mas amanhã não é hoje. E esta conversa… suponho que ainda dura hoje.
- Ser monitorizados De acordo com a periodicidade planeada, apure valores e verifique se o objetivo "está no bom caminho". E, caso não esteja defina ações para que passe a estar.
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