sexta-feira, 19 de setembro de 2008

Identificar necessidades de formação

E cá estou para dar seguimento ao tema.

Com alguma demora, como sempre. Não é porque não pense em escrever muitas vezes, mas…

Aliás, devo confessar que sobre esta cláusula, tudo o que tenho para dizer neste momento, está escrito. Só que à mão. Dada a escassez de tempo vou aproveitando as pequenas esperas nas filas, nos intervalos da formação, enquanto espero para uma reunião, … e vou escrevendo em folhas brancas… o problema é que elas não “se passam” para Didaskou.

Hei-de ter que arranjar folhas mais eficientes!

Vamos então ao que interessa. Identificadas as competências necessárias para o desempenho de cada função é necessário identificar quem tem ou não tais competências.

Se quisermos dizer por outras palavras, estamos a falar do levantamento das necessidades de formação.

Uma das formas mais simples e mais directa é comparar as competências que foram identificadas como necessárias para o desempenho de cada função, com aquelas que efectivamente tem quem a desempenha. O conjunto das competências em falta representa as necessidades de formação da Organização.

Se a sua Organização tiver alguma dimensão, o ideal é que além da identificação das competências necessárias, identifique o nível em falta, ou seja; o colaborador não possui a competência conhecimentos de informática. Mas em que nível? Nenhuns conhecimentos? Conhecimentos médios?

Esta classificação pode ser muito útil se, concluída a identificação das necessidades de formação para todas as funções tiver necessidade de definir prioridades por não poder realizar toda a formação em simultâneo.

Com base nas necessidades identificadas e no orçamento disponível define-se o Plano de Formação.
(indo de encontro à questão que coloquei no inicio, se não tiverem sido identificadas necessidades de formação pode não existir Plano. Sejamos realistas quase sempre existem a não ser que a Organização seja muito recente e possua um capital humano acima das necessidades.)

O Plano pode contemplar:

- acções a realizar,
- datas,
- duração,
- grupos de formandos,
- meios (salas, audiovisuais, materiais didácticos, etc. …)
- formadores (internos ou externos)

Estas actividades devem ser registadas. A existência de Formulários de apoio devidamente controlados facilita o registo.

8 comentários:

  1. Ao efectuar uma pesquisa em "qualidade" encontrei este blog. Bastante interessante. Parabéns!

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  2. Ainda bem que gostou. Volte sempre!

    Infelizmente não consigo escrever ao ritmo que gostaria, mas...

    Sucesso e muita Qualidade!

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  3. E que tal resolver o problema da (in)eficiência das folhas de papel com o inefável Magalhães???...

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  4. E que tal resolver o problema da (in)eficiência das folhas de papel com o inefável Magalhães???...

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  5. Isto de "seus saudosos discipulos"... eu sou uma pessoa com muita sorte na vida!

    obrigada pelo carinho.

    Pois, .... não sei se o Magalhães resolveria este meu problema de tempo. Vamos ver se consigo ter mais algum no futuro!

    obrigada pela vossa visita.

    Voltem sempre! e alguma coisa, já sabem: Estou aqui!

    Felicidades e muitos Sucessos.

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  6. "O tempo é muito lento para os que esperam
    Muito rápido para os que têm medo
    Muito longo para os que lamentam
    Muito curto para os que festejam
    Mas, para os que amam, o tempo é eterno."


    Os seus "saudosos discípulos" de dicam-lhe este poema de Shakespeare!
    Temos andado por aqui.... porque a sua sabedoria e capacidade de a transmitir, a sua proximidade humanista, o seu coração beirão, nos abriram este trilho!

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  7. parece que essa coisa do coração beirão é algo que partilho convosco, caso contrário não me dedicariam tão fantásticas palavras.

    Obrigada mais uma vez.

    Vou tentar parar aí um dia destes para tomarmos um café. Tenho saudades vossas.

    beijos enormes

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  8. Cá a esperamos...e que tal para um almoço? De QUALIDADE, claro!!!
    Retribuimos as saudades...a dobrar!!!

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