quarta-feira, 26 de dezembro de 2007

Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho para a Administração Pública

Muita tinta têm corrido sobre o Sistema Integrado de Avaliação de Desempenho para a Administração Pública (SIADAP).

Há dias ouvi noticiar que dos 308 Municípios Portugueses apenas 8 implementaram o SIADAP. Os restantes… não sabemos…

Os motivos? Bom os motivos serão muitos e nem sequer me passa pela cabeça questioná-los. Para a maioria das pessoas que pertence à Administração pública é tudo novo. E acima de tudo é diferente. E esta coisa de mudar… é complicado para todos nós. Ficamos muito desconfortáveis quando nos pedem para fazer as coisas de forma diferente daquela que estamos habituados!... No campo das hipóteses imagine que a partir de 30 Dezembro de 2008 vamos ter que passar a conduzir pelo lado esquerdo…

“Como é que pode ser? Isso é impossível!” – Acredito que lhe tenha ocorrido alguma expressão deste género.

Mas… será mesmo impossível? Não, não é. Todos sabemos que em alguns países se conduz pelo lado esquerdo. Mas nós sempre conduzimos pelo lado direito. E se for necessário mudar vamos precisar de formação, de fazer algumas adaptações nos veículos e nas vias e acima de tudo de motivação para o fazer.

Acredito que a maioria dos leitores, pense que isso do SIADAP é impossível. Pois bem… é uma mudança muito significativa que implica a aprendizagem e/ou melhoria de metodologias, atitudes, comportamentos, …


Mas… deixem-me acreditar; estou convencida que pode operar melhorias significativas na prestação de serviços da Administração Pública, da qual todos somos clientes.

2 comentários:

  1. Não consegui resistir ao seu desafio e fiz uma visitinha muito atenta e interessada ao seu simpático e valioso blogue.
    Também não consegui resistir em deixar um comentário neste post (e perdão pelo estrangeirismo..) precisamente porque também acredito - até pela experiência pessoal - que é possível dotar a administração pública de um serviço mais eficiente e direccionado para o tal cliente que somos todos nós. E não tenho dúvidas que o SIADAP constitui o instrumento ideal para a necessária mudança.
    Mais, não resisto em vangloriar-me por fazer parte de um dos poucos municípios que estão a implementar o SIADAP com pés e cabeça e aproveito para dar os parabéns ao excepcional trabalho de proximidade desenvolvido pela autora deste blogue na Câmara Municipal da Sertã.
    Finalmente, face à QUALIDADE (o termo não é inocente) do que li, não resisti em colocar um link para estas paragens em http://arco-da-velha.blogspot.com/.
    Muitos parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Enfim.... responder agora...

    mais vale tarde do que nunca é o que se diz pelas nossas terras.

    Obrigado!!! é muito bom saber que se pode contribuir para melhorar... embora como se deprrende o mérito não é só meu. Também é dos formandos e restantes intervenientes.

    ResponderEliminar