sexta-feira, 4 de janeiro de 2008

A nossa mania dos estrangeirismos

Ainda um dia alguém me há-de explicar porque estamos a deixar de escrever Português. Bom... o mais provável é que não expliquem.

Já me parece um bocado estranho que chamemos Blog a um local onde conseguimos arquivar os nossos textos. Isso já me custa um pouco. Mas que, entrando no Blog tenhamos que lidar com "posts" e "tags"... Porque fazemos isto com quase tudo?

Estamos em Portugal! Porque não dizemos simplesmente "artigos"? É tão vergonhosa assim a palavra artigo? É algo de difícil compreensão?

AH, espera, já sei: não temos uma palavra que traduza claramente o significado de post. Já ouvi essa vezes sem conta! E não me parece!

Porque será que nós achamos que utilizando estes termos damos aos outros a ideia de sermos mais conhecedores?

A maioria dos nossos formadores e professores, dos nossos jornalistas e políticos e dos restantes cidadãos, entra neste jogo. Entra e esquece-se que nem todas as pessoas têm que conhecer todas as siglas (que muitas vezes referem sem explicar a que se referem), todos os estrangeirismos e afins...

Quando querem mostrar que sabem muito acabam por fazer com que muita gente não os entenda...

Acredito que tenham os seus motivos, que provavelmente, eu que sou loura, não entendo!

1 comentário:

  1. Aqui no Brasil também sofremos dessa epidemia... Lembre-se que já me deu um pequeno "puxão de orelha" sobre o uso de post ou artigo... Mea culpa... O fato é que os estrangeirismos acabaram incorporados na linguagem corrente e em certos nichos, como a blogosfera por exemplo. Assim sendo, acabamos por cair num paradoxo: sem utilizá-los, podemos ser fiéis a nossa língua pátria, mas corremos o risco de não nos comunicarmos adequadamente num determinado grupo. Então acaba valendo o ditado "Em Roma, faça como os romanos"...

    ResponderEliminar