domingo, 16 de dezembro de 2007

As auditorias da Entidade Certificadora (de 3ª parte)

À auditoria externa da Entidade Certificadora não poderei referir-me do ponto de vista da sua realização nem tão pouco das qualificações e competências exigidas aos auditores. Sobre isso é suficientemente clara a norma NP EN ISO 19001:2003 - Linhas de Orientação Auditorias a Sistemas de Gestão da Qualidade e/ou Gestão Ambiental.

Vou referir-me somente à forma como eu a vejo. Para mim a auditoria da qualidade Externa, entenda-se da entidade certificadora, tem dois objectivos fundamentais:

  • verificar, aferir da conformidade do Sistema;
  • reforçar o papel da auditoria interna.

No que toca a este ultimo ponto ele é especialmente importante na resolução das Não Conformidades cuja complexidade impede a sua resolução rápida.

Para mim os auditores externos são aliados que reforçam a defesa dos nossos interesses. Sempre que existem assuntos de difícil implementação tenho por habito solicitar ao auditor externo que os aborde.

É verdade que normalmente lhe indico a “oportunidade” de encontrar Não Conformidades mas ganho também um aliado, neste caso de peso, na defesa dos interesses da Organização.

3 comentários:

  1. Boa noite!

    Eu também tratei do tema Auditorias Externas no Qualiblog. (veja em http://qualiblog.wordpress.com/2007/09/21/auditorias-externas/ )e como sempre gosto da maneira simples como trata os temas da Qualidade. Dê uma olhada no meu pequeno artigo e deixe sua opinião, me fará muito bem e contribuirá para meu crescimento... Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. [B]NZBsRus.com[/B]
    Forget Slow Downloads With NZB Downloads You Can Instantly Search Movies, Console Games, MP3 Singles, Applications and Download Them @ Flying Rates

    [URL=http://www.nzbsrus.com][B]NZB Search[/B][/URL]

    ResponderEliminar
  3. It isn't hard at all to start making money online in the hush-hush world of [URL=http://www.www.blackhatmoneymaker.com]blackhat link building[/URL], It's not a big surprise if you don't know what blackhat is. Blackhat marketing uses not-so-popular or misunderstood avenues to produce an income online.

    ResponderEliminar