A minha editora passou a ter venda online.
Um "Ponto de Encontro" para partilha de experiências e conhecimentos sobre a temática da Qualidade. Falemos do tema, dos conceitos que lhe estão associados e de metodologias que facilitem a sua compreensão e implementação nas Organizações. Chegar a todos, esclarecer e aprender com eles, é o objectivo! .
segunda-feira, 14 de setembro de 2020
terça-feira, 21 de julho de 2020
Requisitos para produtos e Serviços

Na NP EN ISO 9001:2015 é a cláusula do contato com o cliente. Versa sobre atividades
normalmente entregues à responsabilidade da área comercial.
Fala-nos de comunicação (8.2.1.). A organização deve assegurar formas de comunicação sobre produto ou serviço, formalização de propostas, encomendas, reclamações, gestão da propriedade do cliente, etc.
Estão aqui por exemplo, catálogos, páginas da internet, brochuras, fichas técnicas e outros meios de comunicação.
− Os requisitos não
especificados pelo cliente mas necessários para sua Utilização pretendida;
− Os requisitos
regulamentares e estatutários aplicáveis ao produto
− Outros que a
organização decida.
Nota: Em Portugal, as Normas relativas a Sistemas de Gestão da Qualidade devem ser adquiridas junto do Instituto Português da Qualidade.
domingo, 5 de julho de 2020
sexta-feira, 3 de julho de 2020
Um tema pouco amado...
Para a terceira, como já referi noutro artigo costumo fazer o seguinte: Crio um formulário com duas tabelas com as seguintes colunas: objectivo, e avaliação (de 1 a 4). Preencho as tabelas com os objectivos do curso. Os objectivos são iguais na primeira e na segunda.
A existir procedimento documentado para a formação é importante que descreva todas as fases atrás referidas.
De facto a avaliação da formação só fica completa depois de cumpridas as várias fases.
No entanto cada fase avalia coisas diferentes. Quando pedimos aos formandos para manifestarem a sua opinião sobre a formação, o formador, a sala, os meios,... estamos a avaliar a forma como ela foi realizada(se os meios e o tempo foram os adequados) e a prestação do formador.
Quando pedimos ao formador que se manifeste sobre os formandos, estamos a avaliar os formandos - o interesse que demonstraram, a sua participação, a pontualidade,... depende o que perguntamos,... mas é sempre em relação aos formandos.
domingo, 28 de junho de 2020
Inspeção | Auditoria
A melhor forma de encontrar uma resposta fiável é consultar a NP EN ISO 9000:2015 - Fundamentos e Vocabulário.
Vou aproveitar para exemplificar, com detalhe, a forma de analisar a NP EN ISO 9000 - Fundamentos e Vocabulário para a definição "inspeção".
Para Auditoria, farei a análise com menos detalhe. Se achar importante, poderá fazer o mesmo para a definião "Auditoria".
Vamos então a Inspeção.
3.11.7 Inspeção: Determinação (3.11.1) da conformidade (3.6.11) face a requisitos (3.6.4) especificados.
Se procurarmos os significados referidos nesta definição teremos:
3.11.1 Determinação: atividade que visa identificar uma ou mais características(3.10.1) e seus valores característicos.
3.10.1 Elemento diferenciador
3.6.11 Conformidade satisfação de um requisito
3.13.1 Auditoria Processo (3.4.1) sistemático, independente e documentado para obter evidência objetiva (3.8.3) e respetiva avaliação objetiva, com vista a determinar em que medida os critérios da auditoria (3.13.7) são cumpridos.
segunda-feira, 22 de junho de 2020
Conhecimento Organizacional
Nesta edição da ISO
9001 o conhecimento organizacional passa a ser integrado como um recurso de
suporte essencial na definição, implementação e melhoria do SGQ.
Embora hoje já exista um número significativo de organizações que adotam práticas sistematizadas de gestão do conhecimento para outras é uma novidade.
Tal como outros temas a necessidade de conhecimento e a gestão do mesmo varia em função das características da organização.
Independentemente disso a aplicação das exigências aqui referidas certamente será uma mais-valia na capacidade da organização aceder, disponibilizar, reter e valorizar o conhecimento promovendo assim a inovação o aumento da competitividade e a melhoria do SGQ
O conhecimento organizacional refere-se, entre outros, ao conhecimento específico de cada organização que foi sendo obtido pelas experiências pessoais e coletivas de forma explícita ou implícita.
É conhecimento usado para o atingimento dos objetivos da organização.
Pode ou não existir em formato documento (físico, digital ou outro).
Por exemplo, as
metodologias usadas na realização de qualquer produto ou serviço bem como a sua
composição podem incluir-se no âmbito do conhecimento organizacional.
Assim e de acordo com o aqui referido é necessário:
‒ Determinar o conhecimento necessário para a
operacionalização dos processos e para garantir a conformidade dos produtos e
serviços;
‒
Manter e disponibilizar este conhecimento conforme
apropriado;
‒ Tendo em conta o conhecimento
existente à data, definir a forma de obter ou aceder a conhecimento adicional,
complementar ou atualizado.
A organização deve incentivar a gestão do conhecimento organizacional promovendo a sua aquisição, prevenindo a perda e disponibilizando o conhecimento necessário para assegurar a conformidade de produtos e serviços existente, tratamento de riscos e aproveitamento de oportunidades.