Avaliação da eficácia da formação.
Em palavras simples, avaliar a eficácia da
formação significa avaliar a totalidade dos impactos decorrentes da formação:
que reacções, que aprendizagens, que comportamentos e que resultados. Só depois
de avaliar estes quatro elementos se pode dizer que a avaliação da eficácia da
formação foi realizada.
Na prática implica:
1 - Formandos e formadores avaliam a forma
como decorreu a acção - normalmente através de questionários, entrevistas,...
2 - Avaliação das aprendizagens - os formandos adquiram os saberes que
estavam previstos nos objectivos? - testes escritos, avaliação ao longo da
acção, role playing ..., com comparação entre o antes e o depois
3 - Avaliação
dos comportamentos dos participantes - o que mudou no comportamento dos
formandos e em que medida essa mudança contribuiu para o atingimento
dos objectivos de desempenho. - Questionários, observação hierarquia, - com
comparação entre o antes
e o depois
4 - Avaliação dos resultados - qual o impacto
da formação nos resultados da organização - indicadores de desempenho, ...
Tanto quanto sei a maioria das organizações
não cumpre com estes quatro passos.
Eu pessoalmente realizo sempre as três primeiras.
Para a terceira, como já referi noutro
artigo costumo fazer o seguinte: Crio um formulário com duas tabelas com as
seguintes colunas: objectivo, e avaliação (de 1 a 4). Preencho as tabelas com
os objectivos do curso. Os objectivos são iguais na primeira e na segunda.
Antes do colaborador ir à formação, ele e a
sua chefia fazem uma avaliação do seu desempenho em relação a cada um dos
objectivos, preenchendo a primeira tabela. Algum tempo (a definir caso a caso)
depois da formação colaborador e chefia voltam a fazer uma avaliação do seu
desempenho em relação a cada um dos objectivos, preenchendo a segunda tabela.
Comparando as duas tabelas é possível compreender se a formação foi ou não
eficaz.
A existir procedimento documentado para a formação é importante que descreva todas as fases atrás referidas.
De
facto a avaliação da formação só fica completa depois de cumpridas as várias
fases.
No
entanto cada fase avalia coisas diferentes. Quando pedimos aos formandos
para manifestarem a sua opinião sobre a formação, o formador, a sala, os
meios,... estamos a avaliar a forma como ela foi realizada(se os meios e o
tempo foram os adequados) e a prestação do formador.
Quando
pedimos ao formador que se manifeste sobre os formandos, estamos a avaliar os
formandos - o interesse que demonstraram, a sua participação, a
pontualidade,... depende o que perguntamos,... mas é sempre em relação aos
formandos.
Quando
pedimos às hierarquias que se manifestem sobre o impacto que a formação teve
nos seus colaboradores estamos a avaliar a eficácia da formação, ou seja que
resultados teve a formação. Só é possível tirar conclusões se fizermos esta
avaliação antes da formação e algum tempo depois(este tempo é variável
consoante o tema).
Caso
contrário não consigo comparar entre o "antes" e o
"depois".
Resumindo:
o conjunto das várias fases é o resultado da avaliação da formação, mas cada
fase avalia coisas diferentes.
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