quarta-feira, 3 de agosto de 2022

Implementar um Sistema de Gestão da Qualidade de forma rápida ?

Uma questão de sempre; quanto tempo demora implementar um Sistema de Gestão da Qualidade?

Não há como, esta questão está frequentemente em primeiro lugar. 

Em detrimento de; O que esta implementação pode acrescentar ao nosso negócio? Como poderemos fazer para ter melhores resultados?  Que meios vamos precisar para concretizar esse projeto?  Que implicações  isso terá no nosso dia a dia?  Quais são as vantagens efetivas desse implementação? ... poderíamos continuar.

Mas regra geral as mais colocadas são; quanto tempo e quanto custa?

E, podemos obter respostas tão variadas como; 3 meses, 6 meses, 1 ano,... até já uma vez alguém me disse um dia que queria em 3 semanas. E dizia-me essa pessoa: - até porque já trabalhei noutra empresa onde implementamos e certificamos um Sistema de Gestão da Qualidade em 3 semanas.

Às vezes nem sei se ria se choro. 

Se esta é uma questão que gostaria de ver respondida, talvez seja importante falar de temas e/ou situações que podem influenciar esse tempo.

Uma das situações que é importante conhecer é a caracterização da empresa; quantos trabalhadores e quais as suas competências, quantos locais, quais os produtos e serviços, ... 

Não menos importante é saber informações sobre o SGQ (o que já existe e o que se espera); Está definido o âmbito? Qual é? Já foi feito algum diagnóstico que permita à empresa saber quais os requisitos da ISO 9001 que já cumpre?

Outra questão relevante é saber quais as condições e meios que vão ser disponibilizados para este projeto; Existe alguém que possa assumir a responsabildade por este tema? Esta pessoa tem formaçãoe/ou experiência? Qual a sua posição na hierarquia da organização? que nível de participação se pode esperar da gestão de topo?

A resposta a estas questões permite-nos conhecer a realidade com os seus pontos fortes e fracos e sabendo isso é mais fácil pensar num cronograma adequado e se for o caso, numa proposta adequada às necessidades.

A definição deste cronograma e respetivo prazo terá em conta a informação recolhida - citada atrás -, bem como, o nível de conhecimento dos requisitos da ISO 9001 e o conhecimento de quais são as etapas necessárias à implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade.

Na prática estou a querer dizer que a resposta a esta pergunta carece de um diagnóstico/identificação de necessidades, tanto quanto possível detalhado/a. Sem isso, difícilmente teremos uma resposta minimamente realista.

Se achar que conhecer melhor os requisitos da ISO 9001 e quais as etapas necessárias à implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade é importante para si ou para alguém da sua organização, espreite os nossos cursos aqui.

Sem comentários:

Enviar um comentário