quarta-feira, 13 de julho de 2022

Quem precisa da Matemática...


Porque será que muitos de nós decidem ir beber um café enquanto esperamos por algo?



Uma reflexão que talvez pudesse ser interessante mas hoje não dá.


A ultima que fez que tomei essa decisão, cheguei ao café duma superfície bem conhecida neste país e estava tudo em alvoroço.


No balcão existiam um sem número de copos de galão vazios, vários pratos com guardanapos de papel amassados, chávenas de café vazias umas em cima das outras, migalhas por tudo quanto é sitio e pessoas e mais pessoas a bufar… uma boa parte já com algum ADN (entenda-se afastamento da data de nascimento, bem mais chique que PDI).


Dentro do balcão uma pessoa às voltas com o rolo da caixa, focadíssima na sua elevadíssima missão, ignorava completamente tudo o que estava à sua volta. Quem sabe comeu algo estragado que lhe fixou a costas, como se nem pudesse movimentar o olhar,... não fora o diabo algum de nós perceber que ela nos via.


Numa dança perdida mas intensa, andava uma outra jovem, balcão acima, balcão abaixo, ora se dirigindo à caixa da superfície, ora voltando ao balcão.


Fiquei a observar… e a escutar… "menina quero ir embora,... menina faça a minha conta,… menina preciso ir embora… Já comemos, se não faz a conta vamos embora… uma delas olhou para mim e disse: a máquina avariou-se.


Sim, e qual o problema? porque não fazemos as contas?, dizia outra.


E enquanto isso a jovem ia à frente ia atrás… e finalmente lá pegou num talão da máquina pediu uma caneta e começou a escrever 60 cêntimos do café + x do galão + y do pastel de nata… e até aqui tudo fácil.


E agora, quem sabe? 6 e 5, quanto é? e os srs do tal ADN lá iam respondendo. E lá vinha a pergunta seguinte: 7 e 5, quanto é?


E ali ficámos por mais de meia hora, primeiro a responder às perguntas das contas e depois às do troco. Então tenho que lhe dar…??? deu-me 10€ para pagar 6,75€, quanto tenho que lhe dar?


E enquanto isso alguns pensavam e verbalizavam, mas será possível que não saiba fazer contas?


Ele há pessoas!... Muito intolerantes e com falta de visão! Será que não percebem que estamos na era da tecnologia?

Sem comentários:

Enviar um comentário