quinta-feira, 6 de abril de 2023

A Qualidade... está nos pequenos pormenores


Na sequência do texto Mercado de Trabalho / Escola, não posso deixar de associar algumas coisas.

Estava para aqui a arrumar o meu correio e passaram-me pelas mãos algumas coisas, que...de facto... ou eu estou muito velha e chata... ou a forma de estar perante a vida, os outros,... mudou muito e eu nem dei por isso...

Como dá para ver recebo alguma "correspondência"; pedidos de opinião, comentários sobre questões várias, etc.

Gosto, mesmo muito que isso aconteça. E de alguma forma sinto-me triste por não poder escrever com regularidade de forma a poder contribuir para o melhor entendimento desta temática.

Mas, a forma de apresentar a "correspondência" é muito variável.

Existem mails que dá gosto ler e que estão apresentados de forma Profissional: cumprimentam, apresentam a sua questão, fazem-no de forma cuidada, às vezes pedem opinião e mesmo exemplos de documentos e por fim despedem-se.

Independentemente do que dizem, gosto de ler, gosto de responder,... no fundo sinto-me muito honrada por ter leitores assim. Obrigada por estarem desse lado!

Mas também recebo os outros: aqueles que não cumprimentam, simplesmente pedem coisas como se eu tenha a obrigação de lhes enviar, não se despedem, escrevem em maíusculas e a vermelho, em cada três palavras duas estão erradas, não assinam e muito menos agradecem.

Não estou a dizer isto por pretender que me dêem algum tratamento especial. Estou a dizer porque são os pequenos pormenores que fazem a diferença.

Eu também peço opiniões, muitas vezes peço ajuda, tenho que dirigir mails todos os dias(uns profissionais outros pessoais), mas tento fazê-lo da forma mais agradável possível. Cumprimento, exponho o assunto, agradeço(quando aplicável), despeço-me, assino,...

A pessoa a quem me dirijo, seja lá quem for, merece a minha atenção e o meu respeito.

Qualidade é algo que tem a ver com rigor e rigor implica atenção ao que fazemos e ao outro.

Sinto-me no mínimo triste, quando me enviam pedidos escritos a vermelho, com letras maiúsculas, não me dizem bom dia nem boa tarde, não se despedem, não assinam...  Não tem nada a ver com Qualidade...

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Antes de mais, aproveito para dar os meus parabéns pelo artigo!

    Sou consultora e formadora,uma apaixonada pela Qualidade... Mas no decorrer do tempo apercebo-me que o grande obstáculo à Qualidade está nos recursos humanos das organizações.
    Estamos a viver uma crise de valores e de confiança, talvez mais grave do que a crise financeira.

    Por vezes sinto que existe pouca gente a encarar a qualidade com ALMA!

    Cumprimentos

    Sandra Araújo

    ResponderEliminar
  2. Olá Sandra,

    Pois,... subscrevo na totalidade.

    Eu sei que o meu ADN(Afastamento da Data de Nascimento)começa a ser significativo, mas de facto não gosto nada de algumas posturas... talvez, devido ao ADN, esteja rabujenta, mas... estou convencida que não.

    Se me quiser deixar o seu contacto, nunca se sabe quando precisamos uma da outra... Como sabe o trabalho na nossa actividade tem algumas irregularidades, umas vezes temos menos e outras nã conseguimos fazer tudo.

    Desejo-lhe os maiores sucessos

    Beijos,

    ResponderEliminar