terça-feira, 24 de junho de 2008

E desta vez, para os meus formandos

Sexta-feira passada fui jantar com um dos meus grupos de formandos. E que jantar! E... não estou a falar da comida, embora também fosse boa!
Mas,... detalhando um pouco mais.
Fiz oito dias de formação com eles. O primeiro deles... um pouco diferente...
Pela primeira vez no meu percurso de formadora tinha à minha frente um grupo de pessoas que manifestava a sua mágoa com as circunstâncias da vida de uma forma pouco positiva.
Assustei-me, confesso! No final do dia saí da sala a dizer de mim para mim: "Ainda faltam 7 dias! Mª de Lurdes arranja coragem e tolerância que vais precisar!"
As sessões foram decorrendo e todos mudámos: os formandos na sua forma de agir, eu na forma como os via.
Afinal estes formandos(um grupo de pessoas desempregadas), tal como a maioria, apenas pediam(por meios destas suas formas de estar) que alguém os entendesse, que alguém falasse na sua linguagem, que alguém lhes mostrasse coisas práticas e úteis para o seu futuro. No fundo que alguém pudesse chegar ao seu coração e entender as suas preocupações.
Não sei se consegui fazer tudo isto... Talvez não! Mas uma coisa eu tenho a certeza: mais uma vez tive à minha frente pessoas fantásticas que se entregaram, que quiseram partilhar e aprender, que tem sentimentos muito nobres e projectos muito válidos que me transmitiram o seu apreço e que obviamente não foram só mais um grupo de formandos.
De facto sou uma mulher com muita sorte! O Universo sempre me tem feito cruzar com formandos fabulosos. Aliás com pessoas no geral.
Do fundo do coração, obrigada a todos os formandos com quem me cruzei ao longo da minha vida, sem vós eu não seria aquilo que sou.
Que a vida vos recompense por isso.

7 comentários:

  1. É fascinante ter a sensibilidade de enxergar o outro, assim como você faz! Tenho certeza de que seus formandos também guardarão a experiência de ter convivido contigo esses dias e aprendido um pouco do que tens a oferecer.

    Lembrei-me: há notícias da publicação do livro aqui no Brasil?

    ResponderEliminar
  2. São grandes as suas palavras. Demonstram mais uma vez a sua capacidade para avaliar e ultrapassar de forma positiva qualquer situação que lhe apareça.

    Muitas vezes tb gostava de ser assim. Há momentos que a falta de empenho das pessoas que me rodeiam no "mundo" da Qualidade me fazem pensar se não será melhor desistir. Cada vez se fala mais de "Qualidade" e depois poucos se interessam realmente pelos seus princípios.

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  3. Há pessoas que passam pela nossa vida e trazem-nos uma lufada de ar fresco...uma ar primaveril, alegre e amigo...um ar forte e cheio de força para nos dar!
    Eu e os meus colegas tivemos o privilégio de ter a Maria de Lurdes como formadora, mas neste sete dias, não foi apenas uma formadora, mas sim uma amiga, que sempre nos soube ouvir e partilhar histórias da vida de cada um... E além das histórias da vida, esta nossa Amiga trouxe-nos um belo de um queijinho directamente de Oleiros cheio de Qualidade. Ficamos deliciados com esta amabilidade e carinho.

    Um grande OBRIGADA
    Beijinhos da formanda Maria João Cabaço

    ResponderEliminar
  4. "Diz o Mestre: A palavra é poder.As palvras transformam o mundo e o Homem.Todos n´s já ouvimos dizer:"Não se deve falar das coisas boas que nos acontecem,pois a inveja alheia destruirá a nossa alegria."Nada disso,os vencedores falam com orgulho dos milagres nas suas vidas.Se você coloca energia positiva no ar,ela atrai mais energia positiva e alegra aqueles que realmente lhe querem bem.Quanto aos invejosos,derrotados-estes só lhe poderam causar algum dano se você lhes der esse poder.Não tema.Fale das coisas boas da sua vida para quem quiser ouvir.A Alma do Mundo precisa muito da sua alegria." Paulo Coelho

    Não sao palavras da minha autoria,mas de certa forma mostra que realmente o que nos transmite é sem duvida muito gratificante e nunca,mas mesmo n unca deixe de o fazer:)...a sua energia positiva atraiu sem dúvida alguma,a nossa energia positiva.
    Beijos da sua formanda,
    Carina Cipriano

    ResponderEliminar
  5. Vamos ver se consigo responder a todos.

    Ronaldo,
    Enfim, tento fazer o mesmo que gosto que façam comigo. PArece que resulta!
    Quanto ao livro, acho que posso perder a esperança: os editores não chegam a acordo. No próximo terei mais cuidado na venda dos direitos. Afinal de contas fui eu que escrevi!

    Não tenho a certeza se sei quem é o toni... é Matos? E estatístico?

    Não, não desista! a não ser que o tema não o apaixone. Se apaixonar, lute porque vale a pena. De facto não conseguimos mudar o mundo de um só trago, mas... E quando a coisa estiver preta, venha até aqui que tentarei ajudar.

    Mª João, Carina e Nidia(que me enviou um mail),
    Confirmo. Tenho muita sorte na vida! Obrigada!

    ResponderEliminar
  6. Querida Lurdes,

    Não sei bem, se é ou não o Universo que tem se encarregado de a cruzar com pessoas fantásticas, mas a Lurdes merecê-o.
    Nunca me hei-de cansar de lhe agradecer por tudo quanto me ensinou e contiua a ensinar. Acima de tudo elogio a sua capacidade de fazer qualquer leigo, que era (é?) o meu caso, a apaixonar-se por esta temática da Qualidade.

    Muitos PARABÉNS relativamente à menção honrosa - Prémio Boas Práticas que recebemos no passado dia 21 de Junho pela DGAL, distinção unica para uma Freguesia ao nível do País. A autarquia de Montelavar deve-lhe muito a si, e este premio também é seu, pois a Lurdes também faz parte da n/ equipa.

    Bjx.

    ResponderEliminar
  7. obrigada Ritinha!

    Mas não te esqueças duma coisa:eu não consigo fazer nada sozinha. Tudo aquilo que sabes hoje da Qualidade pode ter sido influência de várias pessoas, nomeadamente eu, mas sem o empenho, a dedicação, o profissionalismo e amor que colocas no teu trabalho, não teria sido possível obter os mesmos resultados.
    Tenho muito orgulho de "pertencer" à vossa equipa. Obrigada por assim considerarem

    beijos à Equipa

    ResponderEliminar