segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Novamente o Manual da Qualidade

Acredito que já tenha definido o formato para o seu Manual da Qualidade… pelo menos era esse o meu objectivo ao escrever o artigo de 24 de Janeiro de 2008.

Se o leitor achar útil poderei incluir um exemplo num próximo artigo, é só dizer-me através de um comentário.

Mas para já, vamos à definição dos conteúdos.

Como já referi, se quisermos levar a simplificação ao extremo o Manual da Qualidade, de acordo com a NP EN ISO 9001:2000, poderia conter somente três folhas com os temas:
- campo de aplicação (incluindo exclusões, se existirem)
- procedimentos documentados a que obriga esta Norma ou referência a eles
- descrição e interacção de processos

O leitor sabe que sou defensora da simplificação, mas neste caso penso ser importante incluir algo mais.

Após análise das orientações da NP 4433:2005 (já referidas no primeiro artigo sobre o Manual da Qualidade) eu optaria por constituir o Manual da Qualidade com dois capítulos (1 e 2) sub-divivido em secções. Algo deste género:
(Gostaria de deixar claro que isto é um exemplo! E somente isso.)

0. Introdução
0.1 Índice e Lista de Versão em Vigor

1. Apresentação da Organização
1.1. Actividade e Breve Historial
1.2. Organização, Responsabilidades e Autoridades
1.3. Definições e Abreviaturas

2. Apresentação do SGQ
2.1. Campo de Aplicação
2.2. Politica e Objectivos da Qualidade
2.3. Apresentação dos Processos e Suas Interacções
2.4. Lista de Procedimentos Documentados

Como se vê estou a introduzir pontos que não estão previstos nas Normas que referenciadas, nomeadamente: Actividade e Breve Historial, Definições e Abreviaturas.

Do meu ponto de vista, são importantes para conhecer a Organização e o enquadramento do Sistema.

O motivo da introdução da secção 1.1 penso que é claro. Na secção 1.3 pretendo colocar as específicas da Organização em causa. A maior parte das Organizações utiliza linguagem específica da sua actividade, que as pessoas do exterior não entendem e que é importante esclarecer.


E agora, é só "por mãos à obra" e escrever capítulo a capítulo no formato por si definido.

Bom trabalho!

4 comentários:

  1. Não resisto em adicionar que uma das razões para o Manual a Qualidade não se dever limitar à exigência da norma e poder ter características próprias e únicas da empresa é porque este pode ser um excelente meio de promoção da empresa junto a clientes, potenciais clientes, fornecedores, bancos e até junto dos próprios colaboradores.

    ResponderEliminar
  2. obrigado Hugo. Este comentário enriquece em muito o artigo a que se refere. É isso mesmo!

    ResponderEliminar
  3. Preciso de um livro que fale da certificacao ISO 9001, estou fazendo um TCC e preciso das exigencias dessa certificacao.pode me ajudar? obrigada, roberta.

    ResponderEliminar
  4. Olá! Preciso de muita ajuda. Fui nomeada para escrever o Manual da Qualidade junto as setores de minha empresa. Acontece que vejo isso como um voto de confiança do meu chefe, que ao ser concluido ira mostrar meu valor como funcionaria. Quero fazer o melhor que puder, mas não tenho informações suficientes! Por favor, me ajuda? Adorei sua postagem e creio que você detenha mais informações a respeito e preciso muito neste momento.

    ResponderEliminar