domingo, 8 de fevereiro de 2009

Avaliação da Eficácia da Formação

Uma leitora teve a amabilidade de me enviar uma questão sobre avaliação da eficácia da formação. Vou transcrever aquilo que me parece essencial para o entendimento da questão.


"... Após todo este desabafo, que me introduz, de certo modo, junto de si, dando-lhe a conhecer apenas o perfil de alguém que trabalha há 7 anos no domínio da Qualidade e se encontra, há muito, desmotivada, quero agora apenas pedir-lhe uma pequena (ou grande?) ajuda, que vou passar a tentar explicar: trata-se da Avaliação da Eficácia da Formação, não somente por parte dos colaboradores (formandos) mas também aquela que deve ser feita pelas chefias desses colaboradores. Ou seja, a determinação da verdadeira utilidade da formação vista pelas chefias. Na empresa onde trabalho, determinámos que 6 meses após a conclusão da acção de formação, enviaríamos às chefias um formulário para que nos transmitissem a sua opinião relativamente à eficácia da formação frequentada pelo seu colaborador. No entanto, não definindo quaisquer critérios, vemo-nos obrigados a enviar para todas as acções de formação. Há algum tempo atrás, um dos auditores externos falou-nos que não necessitaríamos de enviar para todas as acções de formação, mas apenas para as acções de formação qualificantes. E não aproveitámos para esclarecer esta questão. Um outro auditor externo voltou a tocar o assunto e referiu que essas “acções de formação qualificantes” estariam definidas pelo IEFP e pareceu-me que ele terá dito que teriam que ter uma carga horária mínima de 14 ou 15 horas para que fossem consideradas como tal... Enfim. Eu já perdi bastante tempo a tentar esclarecer este assunto e não fui capaz. E a Maria de Lurdes pareceu-me ser a pessoa ideal para me ajudar neste assunto, para já, e, quem sabe, em outros, daqui em diante, pois o seu “blog” apresenta-se, para mim, neste momento, como “uma luzinha ao fundo do túnel”. Até com o seu modo de sentir eu senti afinidade. Até com a sua opinião relativamente a uma dada sessão sobre a ISO 9001:2008 em que também estive presente no passado dia 14 de Outubro de 2008.

Antecipadamente grata pelo tempo que eventualmente lhe possa vir a tomar com este meu pedido,



Olá cara leitora,

Obrigada por todas as suas palavras, as que aqui estão e as que não coloquei por entender correcto não a expor...


Acredite, que também me identifiquei totalmente com as suas palavras. Em determinada medida revivi várias passagens..


E sobre isso,... nada a acrescentar. Quem trabalha nesta área sabe que necessita ter uma grande capacidade de auto-motivação, persistência, capacidade de influenciar e motivar todos os outros para a importância do tema,... faz parte dos requisitos para a função. Se quisermos em linguagem normativa, das competências necessárias.


Claro que todos sabemos que existem dias,... que preferíamos não ter saído da cama... mas são esses que nos fazem crescer.


Considerações à parte, vamos à questão:

Estamos como se sabe a falar da cláusula 6.2 - Recursos Humanos e mais concretamente a alínea c) - avaliar a eficácia das acções empreendidas.


Como se pode ver, a norma não refere como deve ser realizada esta avaliação da eficácia, nem refere que a avaliação deve ser realizada para todas as acções nem que deve ser realizada para todas as acções da mesma forma. Cada Organização deve encontrar a melhor forma para a sua realidade.


Poderão existir acções que somente são avaliadas do ponto de vista da realização da acção. Correu bem? Os formandos gostaram? Manifestaram interesse? Participaram? Estou neste caso a falar das avaliações realizadas no final da própria acção quer a dos formandos em relação ao formador quer as do formador em relação aos formandos.


No entanto esta não é aceitável que a organização realize somente esta avaliação para todas as acções.

As acções tem níveis de importância diferentes, quer pelo tema, quer pela duração, quer pelas competências a adquirir. É expectável que para as acções com níveis de importância superior seja realizada a avaliação da sua eficácia.


Assim sendo, é boa prática que a organização, aquando do planeamento das acções de formação ou outras que vai desenvolver (com vista ao desenvolvimento das competências dos colaboradores), defina para as quais vai realizar a avaliação da eficácia da formação.


Poderá, incluir no Plano de Formação/outras acções, uma coluna onde assinala quais prevê/pretende que venham ser objecto de avaliação da eficácia ou definir que todas as acções com duração superior a X horas, ou sobre o tema Y, ou sobre o tema Y mas com mais de X horas são sujeitas a avaliação.


Também é boa prática que esteja à partida definido, o período que medeia entre a realização da acção e a data da avaliação da eficácia.


Quem define o que avalia e em que condições são as organizações. Mas de facto devem definir.


Um curso de Inglês poderá ter uma importância altíssima (e por isso estar sujeito a avaliação da eficácia) se os formandos forem por exemplo guias turísticos e se o negócio da sua organização for o turismo e ter uma importância pequena (e por isso não estar sujeito a avaliação da eficácia) se os formandos forem administrativos e só pontualmente usarem inglês.


Claro que o mais comum é que só realize as acções mais relevantes, mas por vezes, felizmente, ultrapassa-se o patamar mínimo.


A avaliação da eficácia é mais fácil e objectiva se estiverem definidos os objectivos da mesma. Só assim podermos avaliar, após o período definido, se os mesmos foram alcançados.

Vou anexar um exemplo de um modelo.

24 comentários:

  1. Bom dia
    Chamo-me Cecilia e, tal como a leitora acima comenta, eu também tenho muitas dificuldades em avaliar a eficácia da formação na empresa onde trabalho. Gostaría se possível que me enviasse para o meu email (cdinis@sram.com) o exemplo que fala acima mas que eu não consigo localizar.
    Grata pela atenção, os meus cumprimentos
    Cecilia Dinis
    Responsável RH

    ResponderEliminar
  2. Olá, boa tarde. Concordo plenamente em todo o conteúdo. Posso dizer que estou a trabalhar na área da formação e como estou na área da construção a empresa dá muita formação em várias áreas. Estou com dificuldade em fazer a avaliação da eficácia e como vi este blog gostaria de saber se me poderiam ajudar, até mesmo arranjar algum tipo de modelo. O meu email é nunoapsousa@gmail.com

    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  3. Olá Boa Noite!
    Estou neste momento às voltas com a escolha de um modelo de avaliação de eficácia da formação.
    Será que pode partilhar o modelo enviado à leitora de 8 de Fevereiro de 2009? Agradecia-lhe imenso.
    O meu e-mail é amarelo.123@hotmail.com

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde,
    A questão da avaliação da eficácia da formação é uma questão cujo método ainda não consegui afinar. Será que pode também partilhar comigo o modelo de avaliação que partilhou com a leitora de 8 de Fevereiro de 2009.
    Agradeço desde já a sua amabilidade.
    O meu email é aldo.pedrosa@gmail.com~

    Cumprimentos.

    ResponderEliminar
  5. Olá Bom dia,

    Trabalho na área de formação de uma empresa certificada. Actualmente estou a rever o modelo de avaliação da eficácia que utilizamos, na tentativa de o simplificar sem muito prejuízo na informação recebida e precisava de ideias "frescas". Se alguém tiver modelos de avaliação para partilhar eu agradeço. O meu mail é sandra.oveloso@gmail.com

    Quem precisar de algum documento relacionado com a formação também pode contar comigo!!!

    Obrigada e bom trabalho,
    Sandra Veloso

    ResponderEliminar
  6. Sou responsável da qualidade da empresa onde trabalho e gostava de alterar a forma como faço a avaliação da eficácia de formação. Será que pode partilhar comigo o modelo enviado à leitora de 8 de Fevereiro de 2009? Agradeço-lhe imenso.
    O meu mail é celiainacio@iol.pt

    ResponderEliminar
  7. Esta é, até hoje, a melhor orientação que tive em relação à avaliação da eficácia da formação.
    Obrigada por partilhar o seu conhecimento com os intenautas.

    ResponderEliminar
  8. Boa tarde, gostei imenso da sua analise da eficacia da avaliação da formação. Sou responsavel de rh de uma empresa e agradeço a sua partilha. Será que me pode enviar o anexo que refere. O meu mail é: anamar.zen@gmail.com

    ResponderEliminar
  9. Bom dia

    Também gostaria que me mandasse o modelo que anteriormente menciona, o meu email é: caty_crv@hotmail.com

    ResponderEliminar
  10. Boa tarde, gostaria de pedir um exemplo do modelo que refere.(email: mjvilela62@gmail.com)
    Obrigada
    Maria João

    ResponderEliminar
  11. Boa tarde,

    Tenho estado empenhada num processo de certificação de Qualidade, e tenho andado à procura de um modelo de avaliação da eficácia da formação, o que não tem sido fácil.

    Será possível facultar-me uma cópia do modelo que refere, para o email: dinasantoscoelho@gmail.com

    Grata pela atenção,

    Dina Santos

    ResponderEliminar
  12. Gostaria de lhe pedir o modelo que generosamente oferece.
    Muito obrigado.
    fmcfgomes@gmail.com

    Fernando Gomes

    ResponderEliminar
  13. Olá Bom dia,

    Trabalho na área da Qualidade de uma Escola Particular em Lisboa com certificação de qualidade. Actualmente estou a rever o modelo de avaliação da eficácia que utilizamos, na tentativa de o simplificar. Se alguém tiver modelos de avaliação ou outros documenhtos que me possa enviar para partilhar eu agradeço. O meu mail é maximino.gomes@salesianos.pt

    Obrigada e bom trabalho,

    ResponderEliminar
  14. Boa tarde, gostaria de lhe pedir um exemplo do modelo que refere.(email: idepa@idepa.pt)
    Obrigada

    ResponderEliminar
  15. Muito Boa tarde,
    sou o responsavel da Qualidade numa empresa de construção, e estou com algumas duvidas para a elaboração da acta da Revisão pela Gestão, será que me poderia fornecer um exemplo?
    Grato pela atenção

    o meu email salvadorpraca@iol.pt

    cumprimentos

    ResponderEliminar
  16. Boa tarde,

    A avalição da eficácia é de facto um tema complexo, de que forma a definiçãode critérios é compativel com a norma OHSAS 18001? Esta norma estabelece que a formação relacionada com Higiene e Segurança devem ser avaliada. Se definirmos critérios como a carga horária e deixarmos algumas formações sobre esta matéria de fora estamos em incumprimento da norma?

    Obrigado!

    ResponderEliminar
  17. Boa tarde, gostaria de lhe pedir um exemplo do modelo que refere.(email: difilipa_8@hotmail.com)
    Obrigada


    Responder

    ResponderEliminar
  18. Boa tarde,
    Estou a tirar a licenciatura em Gestão de Recursos Humanos e tenho de realizar um trabalho sobre metodologias da Avaliação da Eficácia da Formação, no qual gostaria que me facultasse alguns documentos ou nomear algumas referências bibliográficas sobre este tema. É possível?
    O meu email é difilipa_8@hotmail.com
    Obrigada!

    Responder

    ResponderEliminar
  19. Olá, bom dia

    Concordo plenamente em todo o conteúdo. Estou neste momento a trabalhar na área dos recursos humanos e tenho incubida a tarefa de realizar um modelo de avaliação de eficácia. Confesso que estou com dificuldade em fazer um modelo genérico ou mais geral que possa servir de exemplo para avaliação da eficácia de formação.O meu email é martim_pereira@msn.com

    Cumprimentos

    Responder

    ResponderEliminar
  20. Olá, bom dia.
    Comecei agora a trabalhar com a implementação do SGQ na formação e venho agradecer-lhe a sua partilha, pedindo-lhe se assim o puder fazer, também a partilha do modelo que refere para avaliar a eficácia da formação.
    Muito obrigada. Anabela Vasconcelos

    ResponderEliminar
  21. Boa tarde, neste momento estou a implementar o SGQ, já tivemos auditoria interna. e pediram para melhorar a parte da eficácia da formação.
    pode enviar me o documento.

    desde já agradeço o seu tempo prestado.

    ResponderEliminar
  22. Boa tarde,
    Há "anos" que ando de volta desta temática e ainda não acertei com o modelo da avaliação da eficácia da formação.
    Pode sff partilhar comigo o exemplo/modelo (martisaramaria@gmail.com)?
    Grata,

    Sara Martins

    ResponderEliminar
  23. bom dia, estou a trabalhar na avaliação da eficácia da formação dos colaboradores, seria possível enviar-me o anexo que refere. jalfaiate@gmail.com
    Muito obrigada

    ResponderEliminar
  24. Saudações,

    Gostei do conteúdo, infelizmente alguns auditores acham que se deve efectuar avaliação de eficácia em todas formações;

    Contudo gostaria de receber o modelo de Avaliação, Antonio Ioba!

    iobamedvida@gmail.com

    Muito obrigao pela tenção!

    ResponderEliminar