Lançamento livro "Qualidade para Principiantes"

Loading...

sexta-feira, 22 de março de 2013

Objectivos da implementação de um Sistema da qualidade


Conhece este objecto? Como se designa? Para que serve? 
 

Na minha terra chama-se rodilha ou "sogra". É usada no transporte de carga, entre a cabeça e o peso que se transporta. O peso a transportar poderá estar num balde, num cântaro, num saco, num cesto, etc. Por vezes o fundo é rugoso e em contacto com a cabeça magoa.
 
Muito, digo-vos por experiência própria!

O uso da rodilha tem como primeiro objectivo diminuir a dor; ou seja tornar mais fácil a vida de quem transporta carga.
Fazendo uma analogia com os sistemas da qualidade; o primeiro objectivo da implementação de um sistema da qualidade é:

- Tornar mais fácil a vida da organização; daqueles que lá trabalham e daqueles que com ela se relacionam.
Gostaria de realçar que eu não disse tornar a vida mais "balda" ou mais simplista.
Quando implementamos um sistema da qualidade analisamos a forma como a organização funciona, identificamos os seus processos e as suas interacções, definimos políticas e objectivos, procedimentos,  regras para registos entre outras.
O conjunto destas actividades permite-nos, orientar todos os colaboradores de acordo com os objectivos estratégicos da empresa, simplificar circuitos, eliminar actividades repetidas ou supérfluas, criar registos que nos defendam em situações de conflito,... Resumindo torna mais organizada e segura a forma de trabalhar; torna mais fácil a vida da organização; dos que lá trabalham e daqueles que com ela se relacionam.

Mas a rodilha tem outra finalidade: garantir o equilíbrio da carga transportada em cima da cabeça. Mais uma vez comparando; um outro objectivo da implementação dum sistema da qualidade é:

- Criar Equilíbrio entre as várias áreas da organização, entre a organização e os seus clientes, entre a organização e os seus fornecedores, etc.
Ao definir regras, responsabilidades e autoridades diminuem-se conflitos e cria-se relações de vantagem mútua para as partes envolvidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário

Curriculum

Detalhe Actividades Desenvolvidas

As mais populares!

1f

jun-12

(26/12/2007)