Um "Ponto de Encontro" para partilha de experiências e conhecimentos sobre a temática da Qualidade. Falemos do tema, dos conceitos que lhe estão associados e de metodologias que facilitem a sua compreensão e implementação nas Organizações. Chegar a todos, esclarecer e aprender com eles, é o objectivo! .
segunda-feira, 29 de novembro de 2021
Qual a importância da Formação?
segunda-feira, 1 de novembro de 2021
Revisão pela Gestão
Ainda assim nem sempre é bem interpretada… Por vezes a Revisão do Sistema é confundida com revisão do sistema documental (Manual da Qualidade, Procedimentos, Politica, etc.). De facto, é verdade que a maioria das vezes a Revisão do Sistema implica revisão de alguns documentos. Mas isso é uma consequência.
A cláusula começa por clarificar que cabe à gestão de topo proceder à revisão pela gestão. Proceder, não é assegurar que alguém procede! digo eu :)
Rever o Sistema significa que, em datas planeadas, os gestores das Organizações se reúnem com o propósito de analisar o estado de saúde do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ). Se quisermos o seu desenvolvimento. Essa análise pode incidir sobre todos os temas que a Organização considerar mas, deve analisar no mínimo os temas referidos em "Entradas..."
A informação sobre estes temas deve ser sistematicamente compilada de forma que à data da reunião exista de forma a ser facilmente analisável. Não é boa prática levar para a reunião a pasta das auditorias ou de qualquer outro tema. Ou melhor não é boa prática levá-la sem levar o tratamento respectivo.
A informação recolhida pode (e na minha opinião deve!) incluir os seguintes detalhes
a) o estado das ações resultantes das anteriores revisões pela gestão;
Seguimento de acções resultantes de revisões anteriores Fazer ponto da situação sobre acções que tenham tido origem na revisão anterior: foram ou não implementadas, resultaram ou não, ...
b) alterações em questões externas e internas que são relevantes para o sistema de gestão da qualidade;
Referir se existiram alterações às questões internas e externas identificadas, quais foram e quais as implicações dessas alterações.
c) informações quanto ao desempenho e à eficácia do sistema de gestão da qualidade, incluindo tendências
relativas a:
1) satisfação do cliente e retorno de informação de partes interessadas relevantes;
Retorno da informação do cliente e outras partes interessadas: Dados sobre insatisfação – reclamações e dados sobre outro tipo de informação – questionários ou outros. Análise relativa a quantidade, motivos, evolução no tempo, prazos de respostas de fecho das reclamações, etc.
Dados referentes ao retorno das partes interessadas, por exemplo referentes à perceção da satisfação dos trabalhadores ou outras,...
2) medida em que os objetivos da qualidade foram cumpridos;
Referir se os objetivos foram ou não atingidos. Para os não atingidos analisar causas.
3) desempenho dos processos e conformidade dos produtos e serviços;
Desempenho dos processos e conformidade do produto - no mínimo dados relativos à medição e monitorização dos processos (indicadores e sua evolução) e dados relativos às Não Conformidades do produto/serviço
4) não conformidades e ações corretivas;
· Não Conformidades e acções correctivas - Evolução das Não Conformidades e Acções Correctivas: estado do seguimento, quantidade abertas, fechadas, tempo de resolução, motivos mais comuns, reincidências, acções de melhoria desenvolvidas, etc.
5) resultados de monitorização e medição;
Outros resultados de monitorização e medição não referidos em outros pontos.
6) resultados das auditorias;
Resultados de Auditorias: % de cumprimento do Plano de Auditorias, Número de Não Conformidades, Motivos das Não Conformidades, Não Conformidades Repetidas, Prazos de resposta a auditorias, Eficiência no fecho das Não Conformidades de Auditorias.
7) desempenho de fornecedores externos;
referir resultados da avaliação de fornecedores e medidas tomadas nessa sequência
d) a adequação dos recursos;
Analisar se os recursos usados no período a que a revisão respeita forma ou não os adequados e porquê.
e) a eficácia das ações empreendidas para tratar os riscos e as oportunidades;
Referir se as ações empreendidas para tratar riscos e oportunidades foram (ou não) eficazes. Referi o que foi feito em caso de ineficácia.
f) oportunidades de melhoria.
Recomendações que se pretendam deixar para melhorar o SGQ.
Com base nos elementos anteriormente referidos deve ser feita uma análise profunda de forma a identificar se o Sistema de Gestão da Qualidade está a dar os resultados pretendidos.
De acordo com a Cláusula cabe à gestão de topo proceder a estas revisão (análise profunda).
Com base na análise feita devem ser tomadas decisões que permitam a definição de um Plano de ações a implementar no período seguinte com vista a melhorar o SGQ.
É comum que participem desta revisão a gestão de topo, a gestão da qualidade e os Gestores dos processos.
É uma boa prática que esta reunião seja fotografada e a fotografia deve ser analisada na próxima revisão do sistema. Claro que a fotografia é figurada. O que pretendo dizer é que desta reunião deve ser realizada uma ata que testemunhe o evento e assegure o seguimento das decisões tomadas. Redija a ata referindo, no minimo, todos os temas que obrigatoriamente devem ser analisados.
É que… como sabe em Qualidade não é suficiente dizer que fez, tem que provar que fez!
Penso que facilmente se entende que este acto, se realizado com rigor, contribui de forma significativa para a melhoria do Sistema de Gestão da Qualidade.
Nota: artigo atualizado para a versão 2015.
domingo, 31 de outubro de 2021
Pormenores sem importância?
Se chegou há pouco à área da Qualidade esta poderá ser uma das suas dúvidas.
Durante todo o artigo falei de várias coisas, ... falei do Sistema da Qualidade, da Política da Qualidade, do Manual da Qualidade(que à data ainda era obrigatório), dos objetivos da Qualidade,...
Não sei se já escreveram para órgãos de comunicação social mas regra geral acontece uma coisa gira; eles limitam-nos o texto dizendo que tem que ter no máximo n caracteres. Nós damos voltas e mais voltas para conseguir escrever o que pretendemos com a limitação que eles impõem. E depois preparamos-nos... porque a seguir eles escrevem à maneira deles, dão voltas ao texto, adulteram o sentido,... enfim, dizem eles que estão a fazer o trabalho deles.
Então nesse dito artigo, quando o Jornal saiu, afinal eu tinha falado do Sistema de Qualidade, da Política de Qualidade, do Manual de Qualidade, dos Objetivos de Qualidade,...
Claro que estes senhores alteraram porque eles acharam que, eu que supostamente fui convidada para escrever por ser da área, afinal não sabia o que estava a fazer,... digo eu que às vezes também tenho mau feitio...
O Sistema do qual falamos é o Sistema da Qualidade. Do tema Qualidade. Se ele é de qualidade ou não é o que veremos ao longo tempo.
O Manual do qual falamos é o Manual da Qualidade. Do tema Qualidade. Se ele é de qualidade ou não pode depender do tipo de papel, do aspeto, do conteúdo,...
Era destes que eu estava a falar. Do Manual da Qualidade, da Política da Qualidade, do Sistema de Gestão da Qualidade,...
E não, não é só uma coisa da minha cabeça. O título NP EN ISO 9001:2015 é Sistemas de Gestão da Qualidade, o título da cláusula 5.2 é Política da Qualidade, o título da Cláusula 6.2 é Objetivos da Qualidade e planeamento para os atingir,...
Por favor não chame Política de Qualidade à Política da Qualidade da sua empresa. Nem Manual de Qualidade ao Manual da Qualidade, nem, nem...
E acredite que isso pode ser um passo importante para que todos esses elementos sejam de Qualidade.
sexta-feira, 30 de julho de 2021
Qual é afinal o significado do conceito Qualidade?
quarta-feira, 14 de julho de 2021
quinta-feira, 6 de maio de 2021
domingo, 11 de abril de 2021
Como Ganhar com um Sistema da Qualidade?
Quando era miúda, divertia-me jogando à bisca ou à sueca com a minha família.
Nos primeiros jogos justificava todas as minhas derrotas com a falta de “trunfos”.
Depressa percebi que nem sempre os trunfos faziam a diferença. Às vezes até tinha os trunfos e o resultado nem por isso era melhor.
Hoje raramente jogo às cartas, mas no “jogo” das atividades que desenvolvo (formação - Sistemas de Gestão da Qualidade e comportamentais - e auditoria ) a realidade não é muito diferente.
Também no mundo das empresas nem sempre ter mais trunfos implica automaticamente melhores resultados.
Senão analisemos o que se passa com a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Estamos todos de acordo, quanto ao facto de ser um trunfo. De peso por sinal!
Mas, tal como nas cartas, nem sempre significa que o jogo está ganho. Só ganhamos o jogo se conhecermos a totalidade das cartas, se soubermos as regras, se soubermos prever as jogadas do adversário, se monitorizarmos a evolução do jogo, se …, se,…
Se pretende saber mais sobre os “Se’s” que podem mudar os resultados da sua organização venha conhecê-los connosco.
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
A nossa opinião é importante
Está a decorrer uma pesquisa no sentido de identificar se a implementação da 9001 é vantajosa para as Organizações.
Tem também o objetivo identificar que futuro se pretende para a ISO 9001: revisão imediata, revisão na próxima data de revisão? eliminação? ...
Eu já respondi!
Embora existam temas que pudessem ser melhorados, penso que seria útil que se pudessem consolidar as últimas alterações antes de começarmos novamente a mudar coisas, mas obviamente terei que aceitar aquilo que a maioria decidir.
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domingo, 4 de outubro de 2020
Caracterização dos Processos
Na sequência da publicação de 13-06-2020, volto aos processos.
- decidir quais são os valores pelos quais quero reger a atuação desta empresa,
- definir os objetivos da qualidade,
- controlar em periodicidades definidas se os objetivos estão a ser atingidos,
- identificar as minhas necessidades (alimentação, roupa/tratamento de roupa, limpeza, formação, lazer,...
- adquirir os produtos ou serviços que necessito,
- planear e controlar a realização(própria ou por fornecimento externo) desses produtos ou serviços,
- verificar se os produtos ou serviços adquiridos correspondem ao que encomendei,
- adquirir e manter em bom estado as infraestruturas necessárias à realização dos produtos ou serviços,
- ...
- Objectivo
- Âmbito
- Gestor do Processo
- Entradas
- Sequência e Interacção (do processo em causa)
- Saídas
- Recursos
- Riscos e Oportunidades
- Medição e Monitorização, por exemplo indicadores
- Documentos Associados
- se existem processos subcontratados, considero-os no mapa de processos e trato-os como os restantes (com as devidas adaptações necessárias a cada realidade);
- na definição de tais processos identifico a importância do mesmo e cruzo a forma de controlar o processo com a avaliação de fornecedores;
- os critérios e até as metodologias a definir para a avaliação de fornecedores são diferentes consoante o impacto do fornecimento na actividade da organização;
- um fornecedor cujo fornecimento é a realização de um dos principais processos da actividade da empresa tem que estar sujeito a um controlo mais rigoroso.