Um "Ponto de Encontro" para partilha de experiências e conhecimentos sobre a temática da Qualidade. Falemos do tema, dos conceitos que lhe estão associados e de metodologias que facilitem a sua compreensão e implementação nas Organizações. Chegar a todos, esclarecer e aprender com eles, é o objectivo! .
quinta-feira, 6 de maio de 2021
domingo, 11 de abril de 2021
Como Ganhar com um Sistema da Qualidade?
Quando era miúda, divertia-me jogando à bisca ou à sueca com a minha família.
Nos primeiros jogos justificava todas as minhas derrotas com a falta de “trunfos”.
Depressa percebi que nem sempre os trunfos faziam a diferença. Às vezes até tinha os trunfos e o resultado nem por isso era melhor.
Hoje raramente jogo às cartas, mas no “jogo” das atividades que desenvolvo (formação - Sistemas de Gestão da Qualidade e comportamentais - e auditoria ) a realidade não é muito diferente.
Também no mundo das empresas nem sempre ter mais trunfos implica automaticamente melhores resultados.
Senão analisemos o que se passa com a implementação de sistemas de gestão da qualidade. Estamos todos de acordo, quanto ao facto de ser um trunfo. De peso por sinal!
Mas, tal como nas cartas, nem sempre significa que o jogo está ganho. Só ganhamos o jogo se conhecermos a totalidade das cartas, se soubermos as regras, se soubermos prever as jogadas do adversário, se monitorizarmos a evolução do jogo, se …, se,…
Se pretende saber mais sobre os “Se’s” que podem mudar os resultados da sua organização venha conhecê-los connosco.
quarta-feira, 11 de novembro de 2020
A nossa opinião é importante
Está a decorrer uma pesquisa no sentido de identificar se a implementação da 9001 é vantajosa para as Organizações.
Tem também o objetivo identificar que futuro se pretende para a ISO 9001: revisão imediata, revisão na próxima data de revisão? eliminação? ...
Eu já respondi!
Embora existam temas que pudessem ser melhorados, penso que seria útil que se pudessem consolidar as últimas alterações antes de começarmos novamente a mudar coisas, mas obviamente terei que aceitar aquilo que a maioria decidir.
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domingo, 4 de outubro de 2020
Caracterização dos Processos
Na sequência da publicação de 13-06-2020, volto aos processos.
- decidir quais são os valores pelos quais quero reger a atuação desta empresa,
- definir os objetivos da qualidade,
- controlar em periodicidades definidas se os objetivos estão a ser atingidos,
- identificar as minhas necessidades (alimentação, roupa/tratamento de roupa, limpeza, formação, lazer,...
- adquirir os produtos ou serviços que necessito,
- planear e controlar a realização(própria ou por fornecimento externo) desses produtos ou serviços,
- verificar se os produtos ou serviços adquiridos correspondem ao que encomendei,
- adquirir e manter em bom estado as infraestruturas necessárias à realização dos produtos ou serviços,
- ...
- Objectivo
- Âmbito
- Gestor do Processo
- Entradas
- Sequência e Interacção (do processo em causa)
- Saídas
- Recursos
- Riscos e Oportunidades
- Medição e Monitorização, por exemplo indicadores
- Documentos Associados
- se existem processos subcontratados, considero-os no mapa de processos e trato-os como os restantes (com as devidas adaptações necessárias a cada realidade);
- na definição de tais processos identifico a importância do mesmo e cruzo a forma de controlar o processo com a avaliação de fornecedores;
- os critérios e até as metodologias a definir para a avaliação de fornecedores são diferentes consoante o impacto do fornecimento na actividade da organização;
- um fornecedor cujo fornecimento é a realização de um dos principais processos da actividade da empresa tem que estar sujeito a um controlo mais rigoroso.